Sem categoria

Musculação queima gordura?

MusculacaoMuitas pessoas se perguntam se apenas a prática de musculação isolada seria eficiente para a queima de gordura, ou se seria necessária a pratica de exercícios aeróbios em conjunto. A verdade é que a pratica de musculação levaria a um aumento da massa muscular, que por sua vez elevaria a taxa metabólica, potencializando a queima de gordura a longo prazo, facilitando a manutenção de um peso mais saudável.

O que os estudos demonstram é que a pratica de exercícios físicos de leve a média intensidade levam o nosso corpo a utilizar mais as gorduras como fonte de energia e à medida que a intensidade deste exercício aumenta o corpo tem uma maior preferência pelo uso de carboidratos como combustível. Existem também outras evidências de que o treinamento de resistência levam o corpo a aumentar sua capacidade de oxidação lipídica durante o exercício, o que consequentemente acabaria poupando as reservas de glicogênio muscular, melhorando a performance nos treinos. Também é importante saber que durante um treino intenso (normalmente de musculação) o principal substrato energético utilizado é o carboidrato, porém após o exercício, no momento de repouso, o corpo inicia um intenso processo de oxidação lipídica, procurando preservar as reservas de glicogênio, que só são utilizadas no momento de necessidade de energia rápida. A prática pareada destas duas modalidades de exercício (aeróbia e anaeróbia) em diferentes intensidades, promoveria a melhora da composição corpórea e a potencialização da performance esportiva.

Então, se você almeja ter um corpo com uma aparência mais forte e definida, em conjunto com o aprimoramento de suas capacidades físicas, procure alternar nos treinos de musculação e resistência, pois dessa forma seu organismo irá criar adaptações fisiológicas que o ajudarão a alcançar seus objetivos, lembrando sempre de procurar o acompanhamento de um profissional qualificado para determinar o programa de treinamento mais adequado pra você, sem abrir mão de sempre manter hábitos alimentares saudáveis.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0