CLA, Cártamo e Emagrecimento

CartamoO índice de sobrepeso e obesidade está crescendo cada vez mais em toda população mundial. Isso se deve aos maus hábitos alimentares como o consumo excessivo de carboidratos (principalmente simples) e gorduras saturadas e trans aliado ao sedentarismo. Dessa maneira, há um maior risco de desenvolvimento de algumas doenças como: diabetes mellitus tipo II, doenças cardiovasculares e dislipidemias. Diversas estratégias de emagrecimento são tomadas com o intuito de controlar tais doenças. Dentre elas estão os suplementos alimentares.

O ácido linoleico conjugado (CLA) é um suplemento que tem despertado o interesse das pessoas de forma constante. Esse ácido graxo é uma mistura de isômeros de posição do ácido linoleico (ômega-6), sendo normalmente encontrado na gordura de ruminantes. O CLA utilizado na suplementação é proveniente da planta carthamus tinctorius, mais conhecida como cártamo.

O CLA contribui para a redução da gordura corporal através de vias enzimáticas. Ele age estimulando a lipólise (quebra da gordura) através de duas enzimas: lipase hormônio sensível (LHS) e carnitina palmitoil transferase (CPT); e diminuindo a lipogênese (síntese de gordura) através de duas enzimas: lipase lipoproteica (LPL) e esteroil Co-A dessaturase. Além da função emagrecedora, alguns estudos relatam que o CLA pode reduzir a aterosclerose, proteger contra o câncer e ter um efeito antitrombogênico.

A dose mínima de CLA indicada é de 3,4g/dia, o que geralmente corresponde a 5 cápsulas do suplemento a base de óleo do cártamo. Sua ingestão deve ser feita 30 minutos antes de uma grande refeição, podendo ser de forma fracionada. A prática de exercícios físicos e uma boa alimentação são de fundamental importância para obter um melhor resultado.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *