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Atividade anaeróbica e emagrecimento

EPOCApós o término do exercício, o consumo de oxigênio (O2) permanece acima dos níveis de repouso por um determinado período de tempo, o que vai gerar o maior gasto energético durante este período pós-treino. Este consumo de O2, que geralmente ultrapassa o que é necessário durante o repouso, é chamado de EPOC (do inglês excess post-exercise oxygen consumption), que é adicionado ao oxigênio normalmente consumido em repouso.

O EPOC então é um importante fator no controle do peso, já que o exercício requer uma energia extra além da prevista durante a própria atividade física.

Os fatores metabólicos apontados como responsáveis pelo EPOC ainda não foram completamente elucidados, porém se reconhece que o excesso de consumo de oxigênio após o exercício consiste em um componente rápido e um componente prolongado. O primeiro, que dura no máximo alguns minutos (menor que uma hora), e relaciona-se, mais com a elevação das concentrações sanguíneas de lactato e à refosforilação da creatina muscular.

O segundo age por mais de uma hora, e tem mais relação com a intensidade da utilização de energia de forma anaeróbica durante o exercício. Esse componente lento leva a um aumento do metabolismo lipídico pós-exercício, em resposta à mudança no substrato predominantemente utilizado para o fornecimento de energia (de carboidrato durante a atividade intensa para lipídio na recuperação).

O estímulo para o uso das reservas de tecido adiposo nesta fase representa um dos principais fatores responsáveis pelo maior gasto energético verificado várias horas após o término de atividades intensas. Mais alguns fatores relacionados ao componente lento do EPOC são a ressíntese de glicogênio (que foi utilizado durante a atividade), a lesão aos tecidos que ocorremde forma muito intensa em treinos anaeróbios, e os efeitos indutores da hipertrofia muscular ocasionados pelo treinamento contraresistência, os quais podem também causar resposta termogênica.

Então é possível concluir, que para uma estratégia completa de perda de peso, além de uma alimentação adequada e atividade física aeróbica, vale à pena incluir exercício resistido no programa de treinamento.

 

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