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Restringir Carboidratos Emagrece?

carbDevido ao aumento da prevalência da obesidade, diversas dietas têm surgido com a promessa de combater tal problema de saúde pública. Dentre elas, estão as que restringem o consumo de carboidratos. Mas será que essa estratégia funciona? A resposta é: sim. Entretanto, existem diversas desvantagens com essa adesão. Vamos entender o porquê?

Antes de discutirmos, vamos a algumas questões. Carboidratos engordam? Depende. O excesso de carboidratos engorda, em virtude do aumento da lipogênese, mas o seu consumo de forma equilibrada, não. Outra questão importante é saber selecionar o tipo de carboidrato. Alimentos com alto índice glicêmico estimulam o acúmulo de gordura, pois permitem uma maior liberação de insulina, que é um hormônio antilipolítico. Em contrapartida, alimentos com baixo índice glicêmico podem ajudar a controlar o peso, promovendo uma maior saciedade. Além disso, os carboidratos são importantíssimos para a oxidação dos ácidos graxos, fornecendo o piruvato, que ajuda a manter a atividade do Ciclo de Krebs. Assim, nos remetemos à famosa frase: “as gorduras queimam em uma chama de carboidratos”.

Nesse contexto, a dieta de restrição de carboidratos tem como objetivo fazer com que o organismo mobilize ao máximo as suas reservas de glicogênio hepático e muscular. O resultado disso é uma rápida perda de peso. No entanto, a maior parte desse peso perdido inicialmente é de água, sendo uma pequena parte proveniente da gordura. Isso ocorre porque o glicogênio é armazenado em conjunto com a água. Com o passar do tempo, a perda de gordura continua, associada a uma redução de massa magra, devido à maior circulação de ácidos graxos e corpos cetônicos na corrente sanguínea. Dessa forma, a taxa metabólica basal diminui, resultando em uma dificuldade da manutenção do peso após a dieta, é o que chamamos de efeito “ioiô”.

Ainda são observados outros efeitos em pessoas que adotam esse tipo de dieta, tais como: constipação, dor de cabeça, hálito cetônico, diarréia, erupções cutâneas.

Assim, a restrição de carboidratos da dieta constitui uma estratégia arriscada para o emagrecimento em virtude dos seus efeitos indesejados. A restrição energética e a correta seleção dos alimentos constituem a melhor forma de alcançar tal objetivo.

 

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2 comentário

Dantas 16 de junho de 2016 at 14:47

Muito obrigado.

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Lara Cerqueira 17 de junho de 2016 at 13:28

Olá, Dantas. A equipe agradece a leitura e o reconhecimento do nosso material intelectual.

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