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Jet Lag no Esporte

fusoSeja qual for o esporte, as competições acontecem em todo o mundo e os atletas precisam se deslocar para chegar ao seu destino. Geralmente, esse deslocamento é feito por transporte aéreo, fazendo com que, em algumas situações, vários fusos horários sejam atravessados rapidamente. Por consequência, há uma dessincronização do ritmo circadiano, que é chamado nessa ocasião de “Jet Lag”.

As viagens no sentido Oeste tendem a ter uma recuperação mais rápida desse ritmo quando comparado com o sentido Leste. Os sintomas mais associados ao “Jet Lag” são: dificuldade de concentração, desordens do sono, irritabilidade, noção distorcida de tempo, espaço e distância, depressão, perda do apetite e distúrbios gastrointestinais. Todos esses fatores podem contribuir de forma significativa para a queda do desempenho.

Com isso, algumas medidas podem e devem ser tomadas com o intuito de ajustar o relógio biológico de acordo com o local de destino. São elas:

– Iniciar uma pré-adaptação antes da viagem, realizando as atividades do cotidiano tendo em vista o horário do local de destino;

– Tomar alguns cuidados durante o voo, como: evitar o consumo de bebidas alcóolicas, devido as suas propriedades diuréticas; dar passos na cabine e fazer algum tipo de alongamento; se esforçar para dormir, de acordo com o horário de destino; aumentar a ingestão de água, evitando assim a desidratação.

– Fazer uso da fototerapia, tendo em vista que a luz é um dos principais sincronizadores do relógio biológico;

– Utilizar melatonina, em virtude da sua ação sincronizadora, adiantando o relógio biológico quando administrada à noite e atrasando quando administrada pela manhã.

Dessa forma, os impactos causados por essa dessincronização podem ser contornados, favorecendo uma melhor performance do esportista. Por sua vez, deve-se sempre lembrar de avaliar o cronotipo do atleta e consequentemente adequar tais medidas.

 

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