Sem categoria

Alimentos termogênicos no auxílio do controle Obesidade

pimentaPode-se afirmar que as tendências de transição nutricional ocorridas neste século, em diferentes países no mundo, convergem para uma dieta rica em gorduras saturadas, açúcares e alimentos refinados, e com baixo teor de carboidratos complexos e fibras, também conhecida como dieta ocidental. Aliando esse fator com a redução progressivo da atividade física dos indivíduos, pela facilidade e comodidade proporcionada pelo avanço tecnológico, percebe-se alterações concomitantes na composição corporal, principalmente o aumento da gordura.

A obesidade tem etiologia multifatorial, podendo ter suas causas divididas em dois grandes contextos: exógena (fatores externos de origem comportamental, dietética e ambiental, responsável por 95% dos casos) e endógena (relacionado com fatores internos do organismo, como componentes genéticos, psicológicos, endócrinos e metabólicos). A obesidade geralmente vem acompanhada de outros distúrbios metabólicos como por exemplo , Diabetes, Hipertensão, Doenças Cardiovasculares   e até câncer.

Fundamentalmente existem somente dois caminhos para o tratamento da obesidade, reduzindo a energia ingerida e aumentando o gasto calórico. Mesmo uma redução modesta, de cerca de 5 a 10% do peso corporal, já traz benefícios à saúde.

A termogênese corresponde à energia na forma de calor gerada ao nível dos tecidos vivos. Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade em ser digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão.

Os alimentos termogênicos devem ser consumidos com o acompanhamento de nutricionistas, que determinarão, segundo as características de cada indivíduo, a quantidade correta para serem ingeridos. Vale ressaltar que o consumo desses alimentos não deve ser feito no período noturno para não prejudicar o sono.

O exagero no consumo desses alimentos pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Hipertensos e indivíduos com problemas cardíacos devem ter cuidados aumentados, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido. Por causa da influência sobre o metabolismo, os termogênicos não devem ser ingeridos por quem sofre de problemas na tireoide.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Alguns Alimentos Termogênicos: Pimenta vermelha, Café, Óleo de coco, Guaraná, Chá-verde.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.