Sem categoria

A corrida interfere no treino de hipertrofia muscular?

malhandoA atividade física de forma geral ajuda na redução da gordura corporal e aumento da massa magra. Muitas pessoas que visam a hipertrofia muscular afirmam que quando realizam  exercícios aeróbicos (uma corrida por exemplo) observam redução da massa corporal magra, o que pode está acontecendo com o seu corpo neste momento?

A corrida não interfere na degradação da massa muscular, numa situação em que o indivíduo encontra-se bem nutrido, e com estoques de glicogênio (energia estocada na forma de carboidratos) suficientes para suprir suas necessidades energéticas durante a atividade.

Em casos de indivíduos que restringem bastante as calorias diárias, não sendo capazes de alcançar as recomendações de proteínas, necessária para a síntese de tecidos, lipídios, que geram energia durante a atividade e, principalmente carboidratos, que são a principal fonte energética utilizada pelo corpo, a energia para realizar o treino será superior a energia consumida, dessa forma, o corpo ativa mecanismos que possibilitam a produção de energética através de fontes que não são carboidratos. Esse mecanismo é chamado de neoglicogênese, e tem como principais fontes energéticas as proteínas, prioritariamente as do músculo esquelético e dos enterócitos (células intestinais ricas em glutamina, aminoácido responsável pela integridade do sistema imunológico). Por isso ocorre redução da força de contração e resistência imunológica.

É principalmente através desse mecanismo, neoglicogênese, que o exercício aeróbico interferirá no treino de musculação. Dessa forma, é fundamental considerarmos o papel de uma alimentação equilibrada para a integridade fisiológica corporal. Restringir drasticamente as calorias da dieta não vai auxiliar a redução da gordura corporal, poderá ocorrer redução do peso corporal total, porém em função da depleção proteica ao qual o corpo se submete para gerar a energia necessária para a realização das atividades.

Então fica a dica, os exercícios aeróbicos não prejudicam a hipertrofia contanto que seja feita uma boa alimentação para manutenção dos níveis adequados de glicogênio.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.