Sem categoria

Picolinato de cromo: quais os seus benefícios

ChromiumAo falar de suplementação para praticantes de exercício físico, o primeiro nutriente a ser lembrado, na maioria das vezes, é a proteína, seguido pelos demais macronutrientes (carboidratos e gorduras), sendo deixando de lado as vitaminas e minerais. Entretanto, esses micronutrientes possuem um papel importante, uma vez que são responsáveis por regular o nosso metabolismo. Dentre eles, está o cromo.

O cromo é um mineral traço essencial que participa principalmente do metabolismo dos carboidratos, e em menor proporção do metabolismo de proteínas e lipídios. É encontrado em alguns alimentos, como fígado e cereais. Sua suplementação geralmente se dá na forma de picolinato de cromo. O principal benefício associado à suplementação desse mineral é a melhora da sensibilidade à insulina, potencializando a ação desse hormônio e aumentando o número de receptores das células. Isso evita que os carboidratos sejam transformados em gordura, sendo assim ocorrem melhorias relacionadas ao perfil lipídico e ao aumento da saciedade. Esse mecanismo é muito interessante, pois a resposta insulínica estimula a absorção de glicose e aminoácidos e consequentemente a síntese proteica, o que resulta em um efeito anabólico, seguido de um aumento da massa magra e redução da gordura corporal.

O exercício físico provoca uma maior excreção urinária de cromo, não sendo reestabelecidos tais níveis rapidamente, em virtude da sua baixa absorção. Assim, atletas estão mais propícios a terem uma deficiência deste mineral.

Portanto, a suplementação de picolinato de cromo consiste em uma boa alternativa e pode atuar como coadjuvante na prática esportiva. Além disso, pode ser administrado em outras situações, como obesidade e diabetes. A dose recomendada é de 200 a 400μg.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.