Sem categoria

Como conseguir um bronzeamento de qualidade

praiaO verão está chegando… quem passou o ano todo preparando seu corpinho para ficar sarado e poder exibi-lo sem fazer feio nas praias, clubes e festas agora tem que se preocupar com outra questão: o bronzeamento. É muito bom ir a praia e voltar com a pele bronzeada, bonita, da cor do verão. Mas todo cuidado é pouco. Se não quiser ter um envelhecimento da pele precoce, com aparecimento de rugas e flacidez, e nem correr o risco de ter um câncer de pele no futuro, tem que se cuidar e além de utilizar o protetor solar, utilizar também uma fotoproteção oral. Isso mesmo, “proteger” a pele através da alimentação.

Em condições normais, o organismo humano é capaz de neutralizar, por sistemas antioxidantes, os radicais livres gerados de maneira fisiológica. Porém, em situações patológicas ou sob os efeitos da exposição excessiva e crônica à radiação UV, estabelece-se um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e os sistemas antioxidantes. Assim, é gerado um estresse oxidativo capaz de produzir danos celulares na pele. Os danos gerados podem resultar em imunossupressão, envelhecimento precoce da pele e desenvolvimento de câncer de pele.

Os antioxidantes podem evitar a formação dos radicais livres, reparar os danos gerados por eles ou eliminá-los. Dentre as substâncias antioxidantes presentes facilmente na alimentação tem-se a vitamina C, vitamina E, vitamina A, selênio, flavonoides e carotenoides.

Os carotenoides além de ter função antioxidante também contribuem para o bronzeamento devido a sua atividade provitamínica A. O betacaroteno quando transformado em vitamina A age de modo ativo na recuperação da pele e é responsável por protegê-la dos raios solares e conferir o bronzeamento. Outro carotenoide de suma importância, porém sem função provitamínica A, é o licopeno. Este, apesar de não se transformar em vitamina A, tem importante função antioxidante conferindo proteção à pele e evitando as “vermelhidões”.

Estudos comprovam a eficácia dessas substâncias promovendo uma maior proteção da pele diante das exposições aos raios UV além conferir melhor bronzeado e minimizar o aparecimento das “vermelhidões”.

Boas fontes de vitamina C são algumas frutas como laranja, limão, kiwi, morango, acerola; de vitamina E são óleos vegetais, germe de cereais, nozes, castanhas; de carotenoides são cenoura, couve, batata doce, damasco (betacaroteno), tomate, melancia (licopeno); de selênio é a castanha do pará; flavonoides são salsa, cebola, brócolis, cacau, chá verde, vinho tinto dentre outros.

Então, o que você está esperando para começar a fazer a preparação alimentar para um bronzeado de qualidade neste verão? Invista nesses alimentos fontes e não esqueça um detalhe importantíssimo: HIDRATAÇÃO! Uma boa hidratação não pode faltar.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.