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Suplementação para o Surf/Bodyboard: uma visão prática.

surfO surf/bodyboard é um esporte praticado na água, considerada parte do grupo de atividades denominadas esportes radicais e estão entre os esportes mais praticados no mundo e, principalmente no Brasil devido ao seu imenso litoral.

Geralmente os Surfistas/Bodyboarders passam um período superior a 2 horas no mar, devido a isso é de extrema importância a alimentação adequada para aproveitar as ondas. Além da alimentação correta os praticantes podem fazer o uso de alguns suplementos alimentares buscando melhorar o desempenho durante a sessão de surf, e os principais objetivos desses suplementos devem ser: reduzir a ocorrência de fadiga, permitir um número maior de horas de surf, facilitar uma recuperação muscular mais acelerada, reduzir as chances de uma lesão e ajudar na manutenção do peso ideal.

Alguns suplementos que podem ser utilizados são:

Repositores energéticos: Podem ser usados antes, durante e depois da sessão de surf com a finalidade de permitir o alcance e/ou a manutenção dos níveis apropriados de energia. Retardando o aparecimento da fadiga. Podem ser ainda repositores hidroglicoeletrolíticos (que repõem água, nutrientes e sais minerais devido a intensa desidratação que acontece).

Beta-alanina: Aminoácido importante na formação da Carnosina, capaz de evitar ou atrasar a formação de um tradicional “vilão” dos exercícios vigorosos responsável pelo surgimento da fadiga, o ácido lático.

Cafeína: O seu uso no surf/bodyboard busca diminuir a percepção subjetiva do esforço, favorecer o uso de gordura, poupando o glicogênio e retardando a fadiga e potencializando a contração muscular.

Arginina: Proporcionar a vasodilatação favorecendo o transporte mais eficaz de nutrientes e oxigênio para as células em situação de necessidade.

Creatina: Aumentando os níveis de força para melhorar a “remada” para entrar na onda e a execução de manobras.

BCAA: Minimiza a perda de massa muscular, auxilia no ganho de massa e recuperação muscular, retarda a chegada da fadiga central, e diminui a lesão muscular induzida pelo exercício.

Whey Protein: São as proteínas do soro do leite, de rápida absorção que irão favorecer uma melhor recuperação muscular proporcionando um melhor desempenho numa sessão subseqüente.

 

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