Sem categoria

Beta-alanina reduz a fadiga.

beta_alaninaA beta-alanina é um aminoácido fundamental para a formação da carnosina no músculo e em outros tecidos. A carnosina por sua vez vai ter uma potente ação na redução da acidez lática. Durante o exercício, existem várias e consistentes evidências, de que a acidose contribui de forma decisiva para a limitação da performance.

A suplementação de beta-alanina é muito benéfica em exercícios que são limitados pelo aumento da acidez (como a musculação), com consequente chegada da fadiga, e  a melhora do desempenho é perceptível. O indivíduo consegue ter um maior tempo de esforço até atingir a fadiga. Então as estratégias nutricionais capazes de aumentar o conteúdo intracelular de carnosina são potencialmente ergogênicas.

Os dipeptídeos histidínicos (a exemplo da carnosina) são metabolicamente inertes e podem, portanto, ser armazenados sem nenhum prejuízo para o funcionamento celular.

Vários estudos mostram aumento na capacidade de realizar trabalho no limiar da fadiga, e tempo para axaustão, em indivíduos suplementados com beta-alanina, também já foi verificado aumento de massa magra em grupos suplementados que realizavam treinamento de força, mesmo não melhorando a força máxima de forma direta.

A carnosina pode ser obtida pela dieta, mas não é absorvida em sua forma íntegra para a corrente sanguínea, já que é degradada no aparelho digestivo para só depois ser absorvida. Essa quebra da carnosina torna sua suplementação inviável para o aumento significativo dos seus estoques no músculo.

In vivo a síntese de carnosina é normalmente, limitada pela disponibilidade de beta-alanina. Assim sendo, o aumento da concentração intramuscular de beta-alanina é a mais eficiente maneira de se aumentar a produção de carnosina e, consequentemente, a capacidade tamponante das células musculares pela presença desse composto.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.