Sem categoria

Detox, para redução de peso ou para melhorar a qualidade de vida?

detoxEstá na moda fazer dieta detox, mas afinal para que serve essa dieta? A detox não é uma dieta para redução de peso e sim para a eliminação de determinadas substâncias com potencial tóxico, chamados também de xenobióticos. Estes podem ser de origem alimentar ou ambiental, tais como: alimentação industrializada, alimentos com potencial alergênico, uso de medicamentos, embalagens plásticas, poluentes do ar e da água e estresse.

Segundo o Dicionário Médico Dorland, detox é a “redução das propriedades tóxicas de uma substância“ ou ainda “redução da toxidade de uma substância por meio de alterações químicas no corpo, tornando o composto mais fácil de ser eliminado”. A detox, processos químicos para redução da toxidade, ocorre principalmente no fígado e intestino, por isso é muito importante tratar a disbiose e a hiperpermeabilidade intestinal entes de inicia-la, pois nosso intestino funciona como uma importante barreira de defesa ao ambiente externo.

Existem alguns sintomas que podem indicar a necessidade de realizar a detoxificação, são eles: gosto amargo ou metálico na boca, falta de apetite pela manhã, dificuldade na perda de peso mesmo fazendo dieta, déficit de memória, concentração ruim, dor de cabeça, enxaqueca, tontura ou fadiga generalizada.

Alguns alimentos devem ser excluídos do cardápio devido ao alto potencial alergênico: leites e derivados, álcool, alimentos que contenham glúten, açúcar, produtos enlatados, reduz-se o consumo de carnes, gorduras e alimentos de origem animal, fermentos e corantes.  Outros são permitidos, como as frutas, vegetais, arroz integral, leguminosas (lentilhas, ervilhas, grão de bico, etc.), sementes (nozes, amêndoas, castanhas, etc.), mel, azeite virgem, quinua e chás sem cafeína, clorofila, alho e cebola, que devem ser ingeridos crus, própolis, chá verde, temperos como gengibre, páprica, canela e alecrim, frutas vermelhas, importantes fontes de antocianinas e aloe vera, sendo este último por possuir importante efeito protetor hepático.

Portanto a detox vai auxiliar a eliminação das substâncias tóxicas e potencialmente tóxicas que são metabolizadas pelo nosso corpo, melhorando de forma significativa os processos de digestão, absorção, excreção e sistema imunológico.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

2 comentário

Maria Elisete Brito Ribeiro 26 de abril de 2016 at 14:07

Parabéns pelo esclarecimento!

Responder
Lara Cerqueira 28 de abril de 2016 at 13:55

A equipe agradece o reconhecimento do trabalho, Maria Elisete. Gratidão!

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.