Sem categoria

A importância do carboidrato.

massasMuitas pessoas ainda têm em mente que o carboidrato é o principal vilão da dieta e acham que fazer a restrição do mesmo vai garantir uma perda de gordura mais rápida, ou até mesmo, uma melhor definição muscular.

Primeiramente o nutriente mais importante pra quem faz exercícios físicos não é a proteína, mas sim o carboidrato, é ele quem fornece a maior parte da energia para conseguirmos realizar o exercício. De fato dietas restritivas em carboidratos apresentam uma perda de peso rápida, porém, grande parte do peso perdido pode ser oriunda da degradação muscular, pois na ausência de carboidrato, o nosso organismo utiliza as proteínas e as converte em energia, processo conhecido como “gliconeogênese”.

A ingestão de carboidrato é mais do que essencial para quem pratica exercícios, principalmente se tratando de pré e pós-treino. No caso pré-treino, garante ao corpo um estoque adequado e limitado de energia, para que se possa realizar os exercícios, principalmente àqueles de alta intensidade.

Durante um treino esportivo depleta-se esse estoque que é chamado de “glicogênio” e torna-se mais do que primordial a ingestão de carboidrato pós – treino, dando preferência às fontes de carboidratos simples e de alto índice glicêmico, que garante uma absorção mais rápida.

Tratando-se de suplemento de carboidrato pós-treino é preferível a “Dextrose” ou a “Maltodextrina”, e em relação aos alimentos de alto índice glicêmico pode-se optar pelo pão branco, batata assada, mel, farinha integral, fubá, milho, tapioca, entre outras fontes.

Ingerir somente proteína no pós-treino não é uma atitude muito adequada para quem quer hipertrofia, pois caso isso ocorra, como foi dito anteriormente, o corpo converte a proteína em carboidrato para repor o glicogênio depletado, fazendo com que se gaste a “preciosa” proteína para esse processo, pois é função primária do carboidrato fornecer e repor energia.

Então se o desejo é ganhar massa muscular, não tenha medo dos carboidratos, tanto no pré quanto no pós-treino.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.