Sem categoria

Anabolizantes e distúrbios psicológicos

worryO uso de Esteroides Anabolizantes Androgênicos (EAA) conhecidos como “bombas” vem aumentando entre os jovens e o principal motivo do uso dessas substancia é o ganho repentino de massa muscular, tão grande que ultrapasse o limite alcançado pela pratica de simples exercícios físicos.

Entretanto o aumento da massa muscular não é o único efeito causado pelo uso de anabolizantes, há inúmeros efeitos fisiológicos e psicológicos. Estudos mostram que o uso incorreto de anabolizantes, ocasiona distúrbios psicológicos como transtorno de humor, depressão profunda, aumento da irritabilidade, raiva, hostilidade, alterações da libido. Alguns estudos dizem ainda que tais substâncias podem causar dependência, levando a síndrome de abstinência que podem desencadear crises comportamentais.

O principal distúrbio psicológico associado ao abuso de anabolizantes é o Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) que provoca distorção da imagem corporal por parte do paciente onde o paciente revela percepção do corpo que não condiz com a realidade. A um tipo de Transtorno Dismórfico Corporal que esta relacionada com o mau uso dos EEA: a dismorfia muscular, onde o individuo fica com a preocupação de não ser musculoso o bastante. Tal distorção da imagem pode levar o sujeito a ter comportamentos como: não ir mais a praia ou vestiários, camuflar-se com usas roupas, visando esconder o corpo supostamente pequeno e fraco.

A busca por corpo perfeito e pela força faz com que mais jovens procurem substancias e “medicamentos” para serem aceitos por uma sociedade em que o narcisismo se mostra altamente presente por isso se faz necessário mais informações e educação preventiva para os jovens buscando evitar o uso de tais substancias que podem ser nocivas tanto para o corpo como a mente.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.