Sem categoria

Envelhecimento, radicais livres e restrição calórica

radicais_livresO envelhecimento é um processo biológico, dinâmico e progressivo, onde ocorrem modificações morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas que reduzem a capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, afetando sua integridade e permitindo o surgimento das doenças crônicas, com impacto sobre a saúde e a qualidade de vida do idoso.

A elevada ingestão alimentar, especialmente de dietas hipercalóricas, e o aparecimento da obesidade têm sido associados ao aumento da produção de radicais livres. A obesidade pode diminuir a capacidade antioxidante e aumentar os danos oxidativos causados às células do coração. A hiperlipidemia e a hiperglicemia estão associadas a um aumento do estresse oxidativo e promovem, consequentemente, a depleção de antioxidantes, modificações de proteínas e lipoproteínas, podendo induzir tanto o diabetes quanto a aterosclerose.

Foi demostrado através de estudos que a restrição calórica  pode contribuir para o aumento da expressão de antioxidantes que são fundamentais para reduzir os danos causados pelos radicais livres. O poder antioxidante da restrição calórica pode ocorrer através da inibição de várias vias de sinalização e dos fatores de transcrição proinflamatórios, como por exemplo o TNF-κβ, o TNF-α, a expressão de interleucinas, quimiocinas e moléculas de adesão, além de enzimas proinflamatórias como a COX-2 e a iNOS, além de reduzir a inibição de enzimas antioxidantes.

A restrição dietética, aliada a uma nutrição balanceada em nutrientes, induz efeitos benéficos sobre a saúde, como aumento da longevidade, retardo na incidência de doenças crônicas, prolongamento da fase reprodutiva, maior preservação do colágeno e melhor proteção contra o envelhecimento celular.

Dietas menos calóricas, ricas em antioxidantes (chá verde, frutas vermelhas, semente de linhaça) e pobres em pro-oxidantes (gorduras saturadas, alimentos ricos em sódio, gorduras trans e carboidratos simples), associadas a um estilo de vida saudável com controle do peso e prática regular de atividade física reduzem o estresse oxidativo e os radicais livres, melhoram a função mitocondrial, aumentam a longevidade e melhoram a saúde e a qualidade de vida dos idosos.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.