Sem categoria

Saúde e as Mitocôndrias

mitocondria_nutrientesO ato de comer pode representar diversos significados, porém o principal objetivo da alimentação é a obtenção de energia. Esse processo de obter energia dos alimentos é uma tarefa complicada e é de responsabilidade das mitocôndrias.

As mitocôndrias transformam os alimentos através de diversas reações químicas em ATP. Este, por sua vez, fornece energia que impulsiona os processos celulares necessários para a vida. No processo de produção de energia, no entanto as mitocôndrias também produzem substâncias potencialmente nocivas chamadas espécies reativas de oxigênio ou ROS. Embora a concentração de ROS nas células geralmente seja bem controlada, a dieta pode influenciar a função mitocondrial de forma a aumentar a produção de ROS, até que se tornem prejudiciais para a própria mitocôndria.

ROS produzidos pelas mitocôndrias podem danificar o DNA mitocondrial. Estes danos, por sua vez, podem causar mutações genéticas que prejudicam a capacidade das próprias mitocôndrias na tarefa de gerar energia. O acumulo desses danos ao DNA pode comprometer a capacidade da célula de produzir energia para alcançar a demanda celular e com isso favorecer o aparecimento de doenças.

Além de energia, os alimentos que consumimos também fornecem outros nutrientes, especialmente sais minerais como ferro, cobre e zinco e algumas vitaminas, como a biotina, vitamina B6 e ácido pantotênico, que dão suporte à função mitocondrial. Quando a ingestão de vitaminas e minerais é insuficiente, há um comprometimento da eficiência mitocondrial e um aumento na produção de ROS, o que aumenta a taxa de mutações nos genes mitocondriais. A disfunção mitocondrial acumulada resultante de mutações no DNA mitocondrial tem sido associada à insuficiência cardíaca, às doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, ao diabetes e ao câncer.

Dessa forma, a alimentação adequada pode contribuir para a saúde mitocondrial e diminuir as chances do desenvolvimento de algumas doenças. Por esse motivo, trate de aumentar o consumo de alimentos ricos em micronutrientes. A sua mitocôndria agradece!

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.