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Carnitina queima gordura?

l-carnitina_nao_funcionanteA queima de gordura ocorre nas mitocôndrias (usinas de energia) das células, e para “entrar” nessa organela as gorduras precisam da ajuda da L-carnitina. No organismo a carnitina é obtida na dieta principalmente nas carnes vermelhas e nos laticínios, assim como é produzida internamente também.

Acredita-se que em situações de redução da ingestão, a produção interna é capaz de produzir carnitina necessária. Isso significa que a suplementação dessa substância não se baseia no fato dela ser essencial.

A suplementação de carnitina é altamente controversa. Essa confusão se deve tanto aos resultados experimentais quanto a dificuldade que as pessoas têm de entender em quais situações ela poderia ser utilizada. A carnitina é suplementada isoladamente ou combinada com outras substâncias. Suas dosagens variam de 0,5 a 6g por períodos de até 4 semanas.

O entendimento é simples, se a carnitina normalmente já auxilia no processo de queima de gordura, o consumo através da suplementação resultaria em um aumento da concentração intramuscular e consequentemente maior utilização desses lipídios.

Infelizmente, estudos demonstraram que a suplementação de carnitina (até 6g durante 14 dias) não é capaz de aumentar a concentração intramuscular dessa substância, consequentemente não aumentando a queima de gordura. Foi visto também que a quantidade de carnitina presente no músculo independente da suplementação é capaz de saturar as enzimas que utilizam essa substância. Resumindo, não adianta suplementar doses altas porque as enzimas saturam e perdem a função de queima.

Um consolo pra quem já usou e não sabia da ineficácia da perda de gordura é que nos estudos as doses utilizadas de 6g por até 1 mês não apresentaram efeitos colaterais. Doses maiores que 6g podem causar diarreia. Novos estudos sugerem que a L-carnitina possui uma boa função antioxidante, protegendo o corpo da agressão dos radicais livres.

Fique atento!

 

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