Sem categoria

Exercício afasta diabetes

exercio_diabetesParece haver uma ligação entre obesidade e o diabetes tipo II, embora não esteja totalmente elucidado se o diabetes leva à obesidade ou vice-versa. O transportador GLUT4 é um dos vários transportadores de glicose e o mais aferrado por níveis de insulina. Também é uma proteína que seus níveis variam de acordo com o exercício físico.

Estudos mostram que uma das principais mudanças que o exercício físico promove é o aumento na quantidade de GLUT4 no músculo. No período do treinamento, um indivíduo transportará mais glicose pra dentro da célula do que quando não estiver treinando. Por definição, a perda de função do transporte de glicose é o diabetes tipo II.

O efeito do treinamento é tão marcante que basta alguns dias sem treinar que a quantidade desse transportador cai pela metade do seu nível normal. Felizmente a intensidade do treinamento tem menos a ver com o efeito, pelo menos em pessoas jovens até meia idade. Com a existência da ligação entre o diabetes tipo II e a obesidade, uma maneira para manter o transportador adequado da glicose parece ser ficar com o corpo sempre em atividade, por consequência, o ganho de um melhor físico.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.