Sem categoria

Perda de peso em Lutadores

peso_lutadorNos esportes que vigoram certas categorias de pesagem existe uma grande preocupação com o excesso de peso. As lutas, em particular, são alvo de estudos que abordam a composição corporal de seus atletas, hábitos alimentares e as estratégias para redução rápida de peso.

Vários desses estudos enfocam o impacto de uma rápida perda de peso nos vários parâmetros de desempenho físico. Os métodos principais de redução de peso são a manipulação da dieta utilizando uma alimentação balanceada, o jejum e a redução ou eliminação da ingestão de líquidos

Outras estratégias são: atividades aeróbicas destinadas a reduzir a gordura corporal, desidratação conseguida por exposição ao calor (sauna) ou exercícios com vestimenta fechada com várias camadas para aumentar a temperatura corporal consequentemente maior transpiração.

O uso de diuréticos, laxativos e dietas com baixíssima ingesta calórica também foi relatado por vários lutadores. Alguns atletas chegam a uma redução do percentual de gordura para 4%, correndo grandes riscos de desenvolver quadros de bulimia.

A perda rápida de peso antes dos procedimentos de pesagem para competição, seguida por um aumento rápido de peso assim como pela repetição desse procedimento foi estudada por vários estudiosos, não sendo significativas as alterações sobre os efeitos na capacidade anaeróbica. Já no desempenho aeróbico em geral foi prejudicado por esses procedimentos. Isso pode ser explicado pela desidratação e a depleção de glicogênio muscular.

A maioria dos estudos que enfocou os efeitos de uma reidratação rápida e de um aumento de peso como sendo habituais no dia da competição mostra que o desempenho retorna aos níveis que vigoram antes da redução ponderal, apesar do fato de que a recuperação nutricional ainda pode ser incompleta.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.