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Mais energia para esse carnaval!

carnavalAh, o carnaval! A maioria das pessoas conta os dias para a chegada dessa tradicional festa. Na Bahia, o carnaval é marcado pelo famoso trio elétrico, que é acompanhado pelos foliões. São vários quilômetros percorridos em um ritmo intenso, o que exige muito do físico do individuo.

Diante dessa maratona, o desgaste do corpo acontece acentuadamente e é preciso muita saúde e disposição para encarar os dias de folia sem perder o pique. É necessário atentar-se ao cuidado com a alimentação, pois ela é um fator importante para garantir a curtição durante os dias de festa. Para encarar bem a maratona que é o carnaval de Salvador aqui vão algumas dicas.

Uma questão muito importante é a desidratação devido à exposição a altas temperaturas e estar sempre “pulando”. Dessa forma, o corpo tende a perder muita água e aliado a isso tem o consumo de bebidas alcoólicas. A bebida alcoólica favorece a diurese (formação de urina), que acaba aumentando a desidratação.  Por isso, a ingestão de bebidas alcoólicas deve ser feita com moderação ao longo de todo o percurso. É de fundamental importância ingerir bastante água mineral, água de coco, sucos de frutas e isotônicos, antes, durante e depois da diversão. Evite ingerir bebidas alcoólicas com o estômago vazio e alterne os drinks com água para evitar a ressaca.

Já sobre a alimentação, o ideal é não ficar mais de três horas sem comer, mas é importante evitar comidas pesadas e gordurosas, como frituras, feijoada, embutidos e carnes gordas. São alimentos de difícil digestão, que dão aquela sensação de peso no estômago e “roubam” a sua energia. É importante que você consuma, antes da festa, uma refeição saudável e leve que contenha alimentos fontes de carboidratos (pães, massas, batata, arroz, aveia, milho, mandioca e etc), pois são importantes para manter os seus níveis de energia.

Os géis de carboidrato podem ser utilizados e consistem em uma alternativa prática. Também o uso de barras de proteínas pode ser interessante para aumentar a oferta deste nutriente e diminuir o desgaste que ocorre na musculatura. Evite comer alimentos de ambulantes e de outros lugares dos quais desconheça a procedência. Faça suas refeições em locais que você esteja ciente das condições higiênico-sanitárias. Uma intoxicação alimentar certamente acabará com sua festa.

Uma estratégia muito interessante para dar aquele estímulo energético a mais para melhorar sua folia é o uso de suplementos estimulantes a base de cafeína. Esta substância pode funcionar como um estimulante do sistema nervoso central, aumentando os níveis de atenção e o estado de alerta. Também contribuem para a redução da percepção do esforço, diminuindo com isso a sensação de dor muscular. Porém, cuidado para não exagerar na dose, em altas concentrações pode causar nervosismo, insônia, tremores e desidratação além de não ser recomendada para pessoas com problemas de pressão, problemas cardiovasculares, gastrite, esofagite, ansiedade e depressão. É importante ressaltar que não é aconselhável utilizar esses produtos com o “estômago vazio”. A cafeína presente em diversos estimulantes irrita a mucosa gástrica podendo causar náuseas e desconforto gastrointestinal.

O uso desses suplementos pode trazer muitos benefícios, mas não é indicado o seu uso associado ao consumo de bebidas alcoólicas, pois essa união pode potencializar os efeitos do álcool e fazer com que o usuário tenha um julgamento errado sobre seu estado de embriaguez, ou seja, tem a percepção de que não está bêbado, mas os efeitos deletérios do consumo de álcool sobre os órgãos do corpo e a coordenação motora continuam.

Assim, para curtir essa festa de maneira saudável é importantíssimo cuidar da hidratação e alimentação. Caso optem por suplementos estimulantes para melhorar a animação, lembre-se de não utilizá-los em jejum e/ou associado ao uso de bebidas alcoólicas, buscando sempre extrair o melhor daquilo que os suplementos alimentares podem oferecer.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

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