Sem categoria

Para que servem as leveduras de cerveja?

LeveduraA levedura (Saccharomyces sp.) pode ser usada na alimentação humana e animal, sob várias formas e com diversas utilidades. O maior uso é na produção de pães, massas e derivados. É também muito usada como agente de fermentação nas indústrias de fabricação de cerveja, vinho e álcool. Além disso, a levedura é uma fonte rica em nutrientes podendo ser utilizada na alimentação animal e humana, tanto na forma de levedura íntegra ou de derivados de levedura.

A levedura possui uma boa quantidade de proteínas, vitaminas do complexo B, minerais essenciais e fibras (tanto solúvel quanto insolúvel). Devido a essa rica composição, as leveduras podem ser utilizadas como forma de complementar uma alimentação, além de ser uma boa fornecedora de prebióticos devido à presença de oligossacarídeos, melhorando assim a flora intestinal consequentemente o bom funcionamento deste órgão.

As leveduras também possuem função imunoestimulante, devido à presença de certas frações que atuam como moduladores do sistema imunológico, estimulando o funcionamento de células B e células T, aumentando assim a resistência dos organismos às infecções por bactérias e vírus.

A parede celular integral de levedura, bem como suas frações polissacarídicas, pode servir como fontes de fibra da dieta, a qual é considerada agente hipocolesterolêmico, principalmente as fibras solúveis, que estão presentes em maiores quantidades nas leveduras. Estudos mostraram que frações da parede celular da levedura promovem reduções significativas do colesterol total e triglicérides.

Portanto, a utilização de leveduras na alimentação pode ser uma boa opção para melhorar o funcionamento do intestino, reduzir o colesterol e triglicérides, melhorar o sistema imunológico, além de fornecer proteínas e vitaminas do complexo B em quantidades significativas, sendo que estes nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail  nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.