Sem categoria

Contribuição de fontes lipídicas para queima de gordura

gorduraVários estudos têm sido desenvolvidos pra estimar a contribuição de ácidos graxos circulantes e aqueles provenientes do triglicerídeo associado as lipoproteínas, bem como os dos estoques musculares, na conversão total de energia durante o exercício físico. Os estudos apontam que a oxidação de gordura contribui entre 40-50% do total de energia em humanos durante exercício de bicicleta a 60-65% do VO2 máx em 180 min. A contribuição dos ácidos graxos provenientes do plasma sanguíneo corresponderia aproximadamente a 24%, enquanto os triglicerídeos intramusculares contribuiriam em média com 22% do gasto total energético.

Outros pesquisadores viram que esse assunto em humanos ativos submetidos a 120 min de bicicleta por um mês a 60% do VO2 máx, tinham um aumento de 58% na utilização total de ácidos graxos como fonte energética quando comparado ao pré-treinamento. Contudo viram que ocorreu um declínio da utilização dos ácidos graxos provenientes do plasma no pós-treinamento em função do grande aumento da utilização das reservas intramusculares de triglicerídeo (mais de 2 vezes).

É de grande importância salientar que, embora as respostas adaptativas ao exercício agudo ou crônico sejam direcionadas para uma elevação na utilização total de AG como fonte energética, alguns autores evidenciam em seus estudos desenvolvido com atividade contínua e prolongada (60min em bicicleta) e intensidade de 65% VO2 máx, que tanto os AG vindos do plasma como os triglicerídeos musculares apresentam importância secundária na contribuição total energética, motivados, sobretudo, pelos resultados do quociente respiratório apresentado durante o exercício físico.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br     .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.