Sem categoria

Fisiologia do Cortisol

fisiologia_do_cortisolO cortisol é um hormônio secretado pelas glândulas adrenais, sendo regulado pelo hormônio adrenocorticotrópico (ACTH) e pelo hormônio liberador de corticotropina (CRH), que estão localizados na hipófise e hipotálamo, respectivamente.

Ao longo do dia, ocorrem diversas variações no que diz respeito à secreção do cortisol, tendo um pico pouco antes do despertar. Os seus níveis também estão elevados em certas situações de estresse como cirurgias, queimaduras, infecções, hipoglicemia e exercício físico extenuante. Esse hormônio possui uma ação importantíssima no metabolismo dos macronutrientes, mantendo a produção de glicose a partir da proteína (gliconeogênese), além de realizar a lipólise e cetogênese, que é fundamental durante um período de jejum, a exemplo do sono. Também exerce funções em locais como: músculo, rim, osso, tecido conectivo, desenvolvimento do feto e no sistema imune.

Em relação aos seus efeitos no músculo, o cortisol ajuda na manutenção da contratilidade, além de estimular a proteólise. No tecido ósseo, tal hormônio reduz a formação da matriz óssea e aumenta a sua reabsorção, sendo esse mecanismo acentuado através da inibição da absorção de cálcio no intestino. Além disso, inibe a síntese de colágeno no organismo, deixando a pele mais fina assim como a parede dos capilares, o que favorece uma ruptura e hemorragia intracutânea.

No sistema renal, aumenta a taxa de filtração glomerular, elevando assim a diluição da urina e depuração de água livre. Dessa forma, possui um papel crucial em situações que há sobrecarga de água.

Já no que se diz respeito ao desenvolvimento do feto, o cortisol auxilia na formação do sistema nervoso central, da retina, da pele, dos pulmões e do trato gastrointestinal. Esse último é de suma importância após o nascimento para que não se tenha nenhuma reação adversa ao leite materno.

Por fim, o cortisol é um potente anti-inflamatório e limita a resposta inflamatória. Essa ação é crucial para que não haja uma destruição de estruturas e funções normais, a exemplo do que acontece nas doenças auto-imunes.

Assim, apesar de ser tido como vilão, o cortisol realiza inúmeras funções no nosso organismo, sendo algumas essenciais à vida. Portanto, caros leitores, aquele estresse às vezes é necessário!

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br     .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.