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Isotônicos, quem pode usar?

isotonicoAs bebidas isotônicas possuem concentrações de eletrólitos semelhantes ao sangue, fazendo com que ocorra uma rápida absorção de líquido. Os isotônicos, em sua composição, possuem uma concentração de 6% a 8% de carboidratos e ainda sódio, potássio e cloreto. Sua principal função é repor os líquidos e os sais minerais perdidos durante uma atividade física, evitando a desidratação.

Essas bebidas são consumidas por pessoas que praticam atividades físicas de alta intensidade. A necessidade de seu consumo ocorre apenas quando há perda igual ou acima de 2% do peso corporal durante a atividade física. Indivíduos sadios não atletas, também podem consumir as bebidas isotônicas, desde que exista esta perda de peso devido à desidratação.

Atualmente observa-se que as crianças estão fazendo uso indiscriminado desses produtos. Os isotônicos são utilizados erroneamente pelos pais, para substituir a água e os sucos naturais, mas essas bebidas podem provocar um desequilíbrio nas quantidades de sódio e potássio do organismo e consequentemente ocasionar uma futura hipertensão arterial e sobrecarga nos rins, devido à hipernatremia (excesso de sódio no organismo devido ao aporte nutricional de sódio maior que o recomendado). O excesso de sódio deve ser eliminado do organismo de alguma forma e, com isto, os rins trabalham mais na produção de urina para eliminar este excesso.

Um levantamento realizado pela Universidade da Califórnia com estudantes que consumiam, diariamente, cerca de 600 ml de isotônico, demonstrou que eles poderiam engordar até seis quilos no período de um ano. Estes produtos são mascarados com sabor e cor, de forma que se tornam atrativos para as crianças. Este fato, em conjunto com a falta de orientação dos pais, faz com que esses produtos passem uma imagem de que podem ser consumidos à vontade.

Atualmente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) defende a elaboração de uma regulamentação para a venda de bebidas isotônicas, colocando no rótulo frases como “alimento para atleta”.

A recomendação da ingestão de sódio para crianças de 4 a 8 anos é de 1.2g / dia, e a de potássio 3.8g/ dia. Em uma bebida isotônica temos em média 90 mg de sódio e 25 mg de potássio, em uma porção de 200ml. Não podemos esquecer de que a esses valores serão acrescidos dos obtidos através das refeições, e que aumentará ainda mais a ingestão diária. Por isso devemos lembrar que sempre a melhor bebida para matar a sede das crianças é a água.

Fontes de potássio – feijão, uva passa, ameixa seca, mandioquinha ,batatbarôa

Fonte de sódio – caldo de carne em cubo, enlatados, biscoito de leite, biscoito recheado, biscoito água e sal e salgadinhos são as principais fontes.

Sempre que for possível consulte um nutricionista para orientá-lo a montar um plano alimentar saudável para o seu filho, buscando sempre as melhores fontes de potássio e evitando ao máximo o consumo exagerado de sódio.

 

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