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Controlando Cortisol

Controle_cortisolCortisol é um hormônio corticosteroide da família dos esteroides produzido pelas glândulas supra renais, estando diretamente envolvido nos processos de estresse. Ele possui três ações primárias, quebra de proteína, lipídio e carboidratos.

O estresse pode ser provocado por diversos fatores (podendo ser psicológicos, ambientais e fisiológicos) que levam a uma estimulação do eixo hipotálamo adrenal que por sua vez eleva a secreção do cortisol. Um dos primeiros fatores da ativação do eixo hipotálamo adrenal é a ativação do NFkB (fator de transcrição que participa da resposta inflamatória) dentro da célula, desencadeando  um aumento da produção de citocinas pró inflamatórias, principalmente a IL-6 (principal mediador do aumento do cortisol).

Uma grande presença de cortisol aumenta também a atividade da enzima 11- beta- hidroxiesteroide desidrogenase 1, principalmente no tecido adiposo visceral, que contribui para o aumento da deposição de gordura localizada.

O estresse mediado pelo aumento do cortisol tem forte relação com o desenvolvimento da resistência a insulina, por induzir mediadores inflamatórios que são fortes bloqueadores da sinalização intracelular de insulina. Uma grande secreção de cortisol vai dificultar também o ganho de massa muscular por estimular intensamente o processo de proteólise (degradação das proteínas).

Perante esses efeitos adversos pelo excesso de cortisol tem sido estudado substancias e nutrientes que são capazes de atenuar os níveis elevados desse hormônio.

Teanina, um aminoácido encontrado no chá verde, reduz o estresse físico e mental pelo controle do cortisol. Outros estudos apontam aumento da produção cerebral de GABA, serotonina e dopamina. Segundo tais esudos a dose recomendada deve ser de 25 a 250 mg para os reais benefícios.

Outro nutriente capaz de amenizar o cortisol é a fosfatidilserina, fosfolipídeo encontrado nos peixes, soja, arroz e folhosos escuros. Pesquisadores relatam que a suplementação de 50 a 100mg de fosfatdilserina diminui os níveis de cortisol salivar modulando dessa forma o estresse.

O beta-sitosterol é um fitoesterol com estrutura semelhante ao colesterol e está presente no abacate e nas oleaginosas. Autores recomendam suplementação de 30 a 300mg para obter o efeito sobre a homeostase da relação DHEA/Cortisol, principalmente depois do exercício.

A vitamina C também é recomendada para diminuir a secreção do cortisol, assim como o ácido glicirrizinico extraído das raízes do alcaçuz, suco de grapefruit, chá verde e triterpenos da semente de algodão.

A ingestão destas substâncias deve ser feita sob prescrição individualizada, portanto, para melhores resultados priorize o acompanhamento de um nutricionista especializado.

 

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