Sem categoria

Alerta sobre os fitoterápicos!

fitoterapicoEstá na moda usar produtos naturais, mas será que eles são sempre inofensivos?

Os fitoterápicos são segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais. Eles são obtidos empregando-se exclusivamente derivados de droga vegetal e não podem conter nenhuma substância ativa isolada.

Existe uma cultura de que o “natural não faz mal”, no entanto alguns fitoterápicos podem ocasionar reações adversas, seja por seus próprios componentes, seja pela presença de contaminantes ou adulterantes presentes nas preparações fitoterápicas, exigindo um rigoroso controle de qualidade desde o cultivo, coleta da planta, extração de seus constituintes, até a elaboração do medicamento final. Por isso a importância do papel da ANVISA em exigir o registro dos mesmos, assegurando dessa forma o seu consumo.

Os fitoterápicos são uma alternativa mais acessível, podem ser levemente modificados e se tornarem mais eficientes e menos tóxicos em relação ao fármaco sintético, além de agradarem aquelas pessoas que buscam uma opção natural. O uso ideal dos fitoterápicos não é apenas curativo, mas principalmente preventivo.

Alguns fitoterápicos são bastante conhecidos, como por exemplo: Passiflora incarnata (da família do maracujá) utilizada como calmante, Panax ginseng (uma raiz bastante utilizada pela medicina chinesa) é estimulante, fortificante e revitalizante, Paullinia cupana (guaraná) é um estimulante físico, psíquico e do sistema nervoso, comumente empregada para melhorar o desempenho esportivo por dar mais energia.

Ainda existem diversos fitoterápicos que são utilizados de forma empírica baseados em crenças que muitas vezes não tem comprovação de seus benefícios, podendo até causar algum prejuízo a saúde de quem os utiliza. Portanto antes de usar um fitoterápico busque informações sobre o registro dessa substância no site da ANVISA ou procure orientação com um nutricionista especializado.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br     .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.