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A importância de uma boa noite de sono

sono_qualidadeA prática de exercícios resistidos (musculação) traz inúmeros benefícios, tanto na redução de gordura corporal, aumento de massa magra e melhora da saúde. Por outro lado este tipo de treino, quando praticado em altas intensidades e com alta frequência, acaba sendo muito estressante para o organismo, tornando uma boa recuperação um fator crucial para a obtenção de bons resultados, sendo uma boa noite de sono algo de enorme importância.

Infelizmente dormir hoje em dia acabou se tornando um luxo, onde as pessoas acordam cada vez mais cedo seja para trabalhar ou estudar, e vão dormir cada vez mais tarde seja por excesso de afazeres, stress do dia a dia, por distrações na internet ou por noites perdidas em festas. Isso acaba sendo um grande erro, pois a falta de sono acaba tornando inútil boa parte do seu árduo treino.

Os padrões de sono são regulados pelo seu relógio biológico que funciona em um período de 25 horas, de acordo com o ciclo de luz do dia. Nas primeiras horas da manhã, quando ocorre aumento dos níveis de luz, seu corpo aumenta a produção de substâncias químicas como a adrenalina e dopamina diminuindo simultaneamente os produtos químicos indutores do sono. Isso permite que você desperte e entre em estado de alerta. Nas primeiras horas da noite, quando diminuem os níveis de luz, seu corpo aumenta a produção de substâncias químicas como a serotonina, melatonina e GABA diminuindo simultaneamente os produtos químicos indutores de alerta. Isso permite que você relaxe e se prepare para o sono.

O sono afeta drasticamente o seu corpo inteiro, e é durante o sono que o corpo se recupera do exercício, regenera-se e desenvolve novo tecido muscular. Seu corpo também maximiza a sua produção de hormônio de crescimento durante o sono, e é por esta razão que o sono pode ser considerado um fator anabolizante. A privação de sono é a melhor maneira de destruir a sua saúde e causar perda de massa muscular. A privação do sono tem sido associada a muitos problemas de saúde, incluindo queda de imunidade e problemas cardíacos. Quando se trata de construção muscular, a privação do sono é especialmente destrutiva porque a falta deste importante momento reduz a quantidade de tempo de recuperação previsto para a reparação e crescimento.

Como resultado, não dormir o suficiente pode provocar aumento na ação do sistema inflamatório, aumento dos níveis de cortisol, o início do catabolismo, perda de massa muscular e um aumento na gordura corporal. Ao mesmo tempo, não dormir também reduz os níveis de hormônios anabólicos e altera todo o funcionamento do seu corpo. O fato é: a privação do sono aumenta o impacto estressante do exercício em cima de seu corpo e coloca-o em risco para diversos problemas, como o desenvolvimento da síndrome do overtraining e aumento do risco de lesões.

Sendo assim, pense duas vezes antes de deixar aquele trabalho para ser feito na madrugada, se ausente um pouco das noites na balada, passe menos tempo na internet e vá pra cama mais cedo, pois na busca por bons resultados ficar perdendo noites por ai pode acabar de fazendo dormir no ponto.

 

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