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Barras de Proteína

barra_de_proteinaAs barras de proteína estão cada vez mais inseridas na alimentação diária das pessoas. O aumento desse consumo se deve, em parte, aos nutricionistas, que estão indicando cada vez mais essas “barrinhas”. Os principais consumidores desse alimento são os praticantes de atividade física e aqueles que buscam uma alimentação mais saudável.

Muitas pessoas ainda confundem barra de proteínas com barra de cereais. As barras de cereais possuem em sua composição uma grande quantidade de carboidratos (geralmente xarope de glicose), castanha, frutas e algumas tem chocolate. Essas barras também contêm pouca quantidade de proteína e algumas possuem uma quantidade maior de fibras. Já as barras de proteínas tem um alto teor proteico. Esse valor varia bastante, havendo barras com 10g e barras com mais de 30g de proteína. Os principais tipos de proteína utilizados são: a proteína do soro do leite (whey protein) e a proteína de soja.

Geralmente, o que se vê são as pessoas comendo essas barrinhas após o treino. Porém, apesar da maioria conter whey protein, esse não é o melhor momento para a sua ingestão, visto que a absorção será lenta devido à forma sólida do alimento e a presença de carboidrato e gordura na sua composição. Sendo assim, essas barras proteicas podem ser consumidas nos lanches e algumas podem até substituir uma alimentação principal, pois possuem um elevado valor calórico.

A ingestão no momento de lanches constitui uma excelente estratégia, já que as pessoas tem dificuldade de encontrar algum alimento prático e geralmente optam por lanches menos saudáveis. Além disso, normalmente os lanches realizados comumente pela população não possuem uma boa fonte de proteína. Estudos demonstram que fracionar a quantidade de proteína da alimentação, ou seja, comer em quantidades equivalentes em todas as refeições favorece a síntese proteica, estimulando a hipertrofia muscular e melhorando o metabolismo. Por isso, procure adotar essa estratégia e evite comer grandes quantidades de proteína somente nas principais refeições.

Dessa maneira, o consumo de barras de proteína é uma excelente opção para a sua rotina devido à praticidade e qualidade nutricional deste alimento.

 

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