Sem categoria

Estimulantes e Efeito Rebote

Cafeina_reboteEstimulantes são substâncias capazes de acelerar o funcionamento do cérebro, pois geram estímulos no Sistema Nervoso Central (SNC). Dessa forma, há um aumento do estado de alerta, da capacidade física para o trabalho e esportes e uma diminuição do sono, do apetite e da sensação de fadiga (cansaço). Seus efeitos são considerados semelhantes à adrenalina na atividade motora, daí a denominação adrenérgicos. Os estimulantes mais conhecidos são a cocaína, a anfetamina e derivados anfetamínicos (conhecidos como remédios para emagrecer), cafeína, guaraná e nicotina. Mas, existe ainda a sinefrina, efedrina, 1,3 dimetilamilamina, entre outros.

Ao pé da letra, rebote significa “volta”. Sendo assim, rebote é a volta de alguma ação drástica que você tomou em algum momento. Quando batemos nossa mão na parede, por exemplo, certamente a parede provocará uma reação em nossa mão (dor). Ou seja, provocamos um stress físico na parede, mas houve uma reação de dor na nossa mão. Na Física, este é o par ação/reação, estabelecido por Isaac Newton. No corpo humano, rebote significa exatamente a mesma coisa: uma volta.

Rebote é a expressão de um único sinal ou sintoma que é o inverso do efeito do fármaco (isto é, para a cafeína, por exemplo, sonolência de rebote) e com a intensidade para além do estado basal. Na farmacologia o efeito rebote é responsável pelo fenômeno denominado tolerância.

Alguns usuários de estimulantes relatam prostração (cansaço) e sonolência após fazerem o uso dessas substâncias. Contudo, não há estudos que sustentem essa afirmativa amplamente difundida nesses relatos de usuários dessas substâncias. Apesar disso existem estudos demonstrando a baixa tolerância a cafeína presente em algumas pessoas e também uma tendência a influência genética nas diferentes reações que as pessoas tem ao consumo dessa substância.

O que se tem já estudado são as reações a abstinência da cafeína, onde esta é capaz de provocar a denominada sonolência diurna, gerando sintomas característicos após 24h da cessação do consumo.

Apesar de ser uma substância estimulante do SNC, a sinefrina parece não provocar um efeito rebote associado à prostração, haja vista que dentre os seus efeitos no organismo, esta também tem função ansiolítica (diminui a ansiedade e a tensão) e sedativa no organismo. Funções estas que são contrárias às da cafeína. Uma possível explicação para a associação de estimulantes como a sinefrina e a cafeína nos suplementos nutricionais é que ambos atuarão no metabolismo aumentando a mobilização de gordura corporal, porém a sinefrina pode melhorar a qualidade do sono, reduzindo assim a sonolência diurna.

É fundamental lembrar que independente do estimulante, estes são produtos que possuem contraindicação para pessoas com problemas cardiovasculares. É sempre importante que antes de fazer uso dessas substâncias você consulte um nutricionista para obtenção dos melhores resultados.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br     .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.