Sem categoria

Quitosona e seu auxilio na perda de peso

QuitosanaA prevenção e tratamento das doenças crônico-degenerativas é obtida através de mudanças de hábitos ao longo de um determinado tempo e, isto inclui exercícios físicos, eliminação do hábito de fumar e mudanças na dieta. Porém, este tratamento padrão não tem se mostrado efetivo, devido á dificuldade de adesão do público. Verificando a necessidade de incluir alguns componentes para auxiliar na redução de peso.

Os alimentos funcionais são um destes componentes e apresentam grandes propriedades nutricionais em combinação com componentes moleculares biologicamente ativos que previnem os distúrbios metabólicos causadores de morte ou doenças crônicas.

Dentre estes alimentos funcionais estão as fibras, as quais tem como efeitos benéficos a promoção da redução energética na dieta, com aumento no bolo fecal ou na frequência de defecação e, também, é uma medida preventiva contra doenças como diverticulite ou câncer de cólon. Uma destas fibras é a Quitosana, que é uma fibra natural de origem animal, apresenta propriedades benéficas superiores a outras fibras dietéticas, tanto sintéticas quanto naturais, sendo considerada um alimento funcional pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por auxiliar na redução da absorção de gordura e colesterol no corpo humano, contribuindo na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

A quitosana é um polímero constituído de unidades repetidas de Glicosamina, derivados da quitina, que pode ser obtido pela desacetilação desta. A qualidade e as propriedades da quitosana como a pureza, viscosidade, grau de desacetilação, peso molecular e estrutura do polímero variam dependendo dos fatores empregados na manufatura, que influenciam significativamente as características do produto final. O grau de desacetilação é uma das mais importantes propriedades químicas da quitosana, sendo que esta propriedade determina a quantidade de grupos amínicos “livres” no polissacarídeo (CRAVEIRO, et al., 1999). Estes aminos livres podem adquirir uma carga positiva em presença de soluções ácidas diluídas, formando um sal solúvel que confere a quitosana propriedades surpreendentes das quais a mais importante é a quelação.

Ao ser ingerida, a quitosana transforma-se em gel quando entra em contato com o ácido estomacal. Nesse gel, a quitosana apresenta uma carga global positiva distribuída por todo o polímero, em solução, tornando-a apta a atrair e ligar-se a moléculas carregadas negativamente, como os ácidos graxos e sais biliares. Quando as gorduras ingeridas na alimentação entram em contato com o gel, são logo capturadas pelas moléculas do polímero e levadas para o intestino, onde, em contato com um pH básico, a quitosana é solidificada permanecendo como um envoltório sobre a gordura, que evita a ação das lipases impedindo desse modo a sua consequente absorção pelo organismo, sendo excretada juntamente com as fezes.

O uso de suplementos bloqueadores de gordura pode ser uma estratégia bem interessante para os indivíduos que buscam reduzir o consumo de gorduras e deve ser utilizada uma dose de três gramas de dez a trinta minutos antes de uma refeição gordurosa.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br     .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0