Sem categoria

Estratégias nutricionais para manter a massa magra na perda de peso

nutritionPara utilizar os estoques de gordura como fonte de energia a ingestão de calorias deve estar abaixo do gasto energético total. Sob condições hipocalóricas o corpo passa a utilizar a gordura como combustível para realizar as diversas atividades, porém essa mudança na utilização do nutriente não acontece rápida e espontaneamente, já que o corpo possui mecanismos que impedem a perda desses estoques. Entre o momento em que se inicia a dieta hipocalórica e o momento de conversão de gordura em energia, há um consumo de massa magra como fonte energética. A perda de massa magra durante esse período de “adaptação” é algo indesejável, tanto a nível estético quanto a nível funcional.

A restrição de energia quando feita de forma isolada geralmente leva a perda de peso, porém essa perda inclui um grande percentual de massa magra, o que poderia trazer diversas consequências metabólicas. A perda de massa muscular com a diminuição do peso pode ser a responsável por se atingir um platô de perda de peso durante um programa de emagrecimento, ou mesmo pelo reganho de peso após esse programa. Além disso, o músculo esquelético tem um papel de extrema importância na regulação da glicemia e lipidemia, o que sugere que a perda desse tecido pode estar envolvida em efeitos adversos à saúde a longo prazo.

Por isso, cada vez mais dietas e outras estratégias vem sendo criadas com o objetivo de promover a redução de peso (com redução principalmente da gordura visceral e subcutânea), interferindo o mínimo possível na composição muscular do indivíduo. As dietas hipocalóricas e hiperprotéicas, assim como a utilização dos BCAAs no pré-treino são duas estratégias bem discutidas na literatura para essa finalidade.

Não existe apenas uma intervenção dietética que seja eficaz para a perda de peso ideal. No entanto, as dietas com alto teor proteico têm sido largamente empregadas nesse propósito, pois segundo diversos autores, elas levam a uma maior perda de peso e gordura corporal e preservação da massa corporal magra, comparada a dietas com concentração normal de proteínas. Isso é atribuído, em parte, ao aumento da resposta termogênica das refeições ricas nesse nutriente, além de que essas dietas geralmente reduzem a percepção de fome e desejo de comer e aumentam a saciedade. Esse padrão (perda de peso significante com reduzida perda de massa muscular) é importante não apenas pela eficácia da perda de peso a curto prazo, mas principalmente para a manutenção do peso alcançado e da saúde a longo prazo.

Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) além de serem substrato para a síntese proteica possuem diferentes papéis no organismo humano. Acredita-se que esses aminoácidos contribuem para o metabolismo energético durante o exercício como fonte energética e substrato para expandir o pool de intermediários do ciclo de Krebs e para a gliconeogênese (formação de glicose a partir de outros substratos que não o carboidrato).       De acordo com alguns autores, o BCAA quando utilizado antes ou durante um treino aeróbico ou treino de endurance poderia preservar o músculo esquelético pela supressão da degradação proteica induzida pelo exercício.

A perda de peso mais saudável é aquela que engloba uma redução elevada na concentração de gordura corporal e que consegue manter ou ter perdas mínimas na composição de massa magra corpórea. Ainda é contraditório na literatura quais estratégias dietéticas comprovadamente poderiam contribuir para essa relação. No entanto, dietas hipocalóricas e hiperprotéicas e uso de suplementos alimentares como o BCAA no pré-treino têm mostrado, na maioria dos estudos, resultados animadores. Portanto, essas práticas podem ser tentadas em programas dietéticos visando perda de peso, associado a atividade física de resistência e força, objetivando a perda ponderal com manutenção ou mesmo aumento da massa magra em indivíduos a cima do peso.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0