Sem categoria

DHEA, suplemento ou anabolizante?

dheaDHEA ou desidroepiandrostenediona tem sido largamente procurada tanto por pessoas fisicamente ativas quanto pela população como um todo, gerando preocupação acerca de sua segurança e eficácia entre a comunidade de medicina do esporte. A DHEA, um hormônio esteroide relativamente fraco, é sintetizada a partir do colesterol, principalmente pelo córtex suprarrenal. Uma pequena quantidade desse hormônio deriva naturalmente da testosterona ou de outros esteroides anabólicos.

A quantidade que o corpo produz DHEA ultrapassa todos os outros esteroides conhecidos com suas maiores concentrações no cérebro. Sua estrutura química é muito semelhante aos hormônios masculinos e femininos (testosterona e estrogênio).

Os defensores do uso dessa substância alegam que ela prolonga a vida, protege contra o câncer, doenças cardíacas, diabetes e osteoporose, melhora impulso sexual, facilita o ganho de massa magra e reduz gordura abdominal, melhora do humor e reforça a imunidade contra várias doenças. . Isso pode ser encontrado em diversas páginas na internet. O problema é que nem tudo são flores ou verdades…

O COI (Comitê Olímpico Internacional) colocou a DHEA na lista de substâncias proibidas com nível zero de tolerância. Existem preocupações acerca dos possíveis efeitos deletérios sobre os lipídeos sanguíneos, a tolerância a glicose e a saúde da próstata. O principal motivo é porque esses efeitos não costumam aparecer imediatamente, e sim ao longo do tempo. A DHEA pode ser encontrada em muitas lojas de produtos naturais ou em algumas lojas de suplementos de forma ilegal, e é ai que mora o perigo, seu uso indiscriminado sem acompanhamento médico.

Estudos mostraram que níveis elevados de DHEA estão relacionados com risco de morte por cardiopatia, principalmente em mulheres. A conversão dela em testosterona no corpo pode promover em mulheres crescimento de pelos faciais e alterações na função menstrual. Outros estudos mostram que DHEA reduz HDL-C, o que eleva o risco de doenças cardiovasculares. Existem relatos na literatura conflitantes que relacionam a desidroepiandrostenediona com risco de câncer de mama.

Devemos ter cuidado ao receber indicação de “suplementos” milagrosos por leigos, pois existem vários riscos a saúde com o uso desse hormônio disfarçado de suplemento sem acompanhamento médico. Fiquem atentos a essas armadilhas.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br     .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

16 comentário

flavia 13 de janeiro de 2016 at 16:15

boa tarde, qual preco do dhea 10mg e melatonina 5mg?

Responder
Lara Cerqueira 15 de janeiro de 2016 at 11:51

Olá, Flavia. Não comercializamos os produtos mencionados.

Estamos a disposição para maiores esclarecimento.

Responder
Robson 13 de abril de 2016 at 15:19

Somatodrol, visite vendem? E de quanto está a caixa.

Responder
Lara Cerqueira 14 de abril de 2016 at 13:42

Olá, Robson.
Enviamos-lhe por e-mail as informações solicitadas.

Estamos a disposição para maiores esclarecimentos!

Responder
dirceu 24 de agosto de 2017 at 14:27

quero comprar como faço? 98999679531 zap

Responder
Jannine Dantas 25 de agosto de 2017 at 13:05

Olá, Dirceu!

Não vendemos esse produto nas nossas lojas, pois a venda dele é proibida.
Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
sebastião 9 de abril de 2016 at 20:42

Sofri um Avc isquêmico no fim de 2015 e estava usando Dhea 50 mg. Usei por 18 dias. Vc acha que o uso de Dhea pode ter influência no Avc? Pois nào tenho outro fator de risco como hipertensão, sou jovem e etc. Att.

Responder
Lara Cerqueira 12 de abril de 2016 at 12:42

Olá, Sebastião.
Essa possibilidade não pode ser descartada, mas seria necessária a investigação aprofundada do contexto. Apesar do DHEA ser utilizado como terapêutica de alguns quadros de enfermidades, deve-se considerar seu potencial de risco.

Estamos a disposição para maiores esclarecimentos!

Responder
Manoel Pinheiro 31 de julho de 2016 at 17:54

Um idoso poderia usar DHEA de 50mg? Ou essa dosagem seria muito alta pra ele?

Responder
Lara Cerqueira 10 de agosto de 2016 at 17:53

Olá, Manoel.
A dosagem de qualquer hormônio pode variar, pois deve ser adequada a individualidade das pessoas (ainda que tenha a característica de idoso). O endocrinologista é o profissional mais adequado para o estabelecimento destas dosagens.

Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
suellen Passberg 16 de novembro de 2016 at 11:22

Qual a diferença entre o DHEA e o somatodrol? Que também tem sido os queridinhos dos marombeiros.

Responder
VITORIA MELO 13 de dezembro de 2016 at 14:15

O somatodrol nada mais é do que um suplemento de minerais que contém zinco, magnésio, cálcio, vitamina D, vitaminas do complexo B e Boro. Na deficiência de alguns desses micronutrientes, o desempenho no exercício e o ganho de massa magra podem ficar prejudicados. Por exemplo, na deficiência de Zinco a produção de testosterona é afetada, por isso a sua suplementação auxilia na regulação dos níveis desse hormônio. Já o DHEA é um produto hormonal que pode aumentar diretamente os níveis de testosterona, mas também pode haver o processo de aromatização e ser convertido em estrogênio, por isso o toda utilização de hormônios deve ser acompanhada por um profissional médico especializado para avaliar sua necessidade e melhor forma de uso.

Responder
kely 11 de Maio de 2017 at 01:35

Boa noite, o DHEA então pode ser considerado um anabolizante? pode ser similar a oxandrolona?

Responder
Jannine Dantas 1 de julho de 2017 at 09:39

Olá, Kely!

O DHEA é um produto hormonal que pode aumentar diretamente os níveis de testosterona, mas também pode haver o processo de aromatização e ser convertido em estrogênio, por isso o toda utilização de hormônios deve ser acompanhada por um profissional médico especializado para avaliar sua necessidade e melhor forma de uso. Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder
Douglas da Silva dalsico 3 de novembro de 2017 at 22:55

Gostaria de comprar o DHEA e tributos como faço

Responder
Lara Cerqueira 4 de dezembro de 2017 at 11:57

Olá, Douglas.
DHEA no Brasil está na categoria de medicamento, deve ser prescrito por médico para que seja consumido. Já o Tribulus não tem registro pela Anvisa para ser comercializado na forma de fitoterápico. O ZMA tem sido uma alternativa suplementar para regulação de testosterona (em casos de produção prejudicada) e qualidade do sono, o que permite melhor recuperação.

Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0