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Whey protein: o que é, quais os tipos e as principais funções

 

Whey protein (que em português significa proteína do soro do leite) é uma classe de suplementos alimentares muito difundida entre atletas e frequentadores de academia. O soro do leite é um subproduto resultante da fabricação de queijos, por coagulação da caseína, obtido por adição de ácido ou de enzima (soro doce). Possui alto valor nutricional, conferido pela presença de proteínas com elevado teor de aminoácidos essenciais.

whey_proteinDe uma maneira geral, o público que utiliza essa suplementação procura associá-la após o treinamento resistido, objetivando resultados de ganho de massa magra e força. Além da relação com o processo de hipertrofia muscular, alguns estudos demonstram os efeitos benéficos do whey protein sobre o sistema imune e sobre o processo de redução da gordura corporal, além de amenizar a fadiga muscular.

A whey protein têm rápida digestão e absorção intestinal, o que proporciona elevação da concentração de aminoácidos no plasma, que, por sua vez, estimula a síntese proteica nos tecidos. Outro fator que contribui para a hipertrofia muscular é a ação das proteínas do soro sobre a liberação de hormônios anabólicos, como a insulina, o que favorece a captação de aminoácidos para o interior da célula muscular, otimizando a síntese proteica.

Comparada a outras fontes proteicas, a proteína do soro do leite tem uma alta concentração de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) – leucina, isoleucina e valina. Esses aminoácidos, particularmente a leucina, são importantes fatores para o crescimento e reparação tecidual.

Além de benefícios na hipertrofia muscular, a whey também tem sido empregada na tentativa de reduzir a gordura corporal. Em alguns estudos esse suplemento mostrou reduzir significativamente o apetite quando ingerida antes das refeições (aproximadamente 90 minutos), o que consequentemente era revertido em redução da ingestão energética nas grandes refeições – esse mesmo estudo foi testado com a caseína, que não promoveu o mesmo efeito.

O fato de ser rico em cálcio também é outro fator vantajoso na ação do whey sobre a redução da gordura corporal. Quando aumentado na dieta, o cálcio reduz as concentrações de hormônios calcitrópicos, que, em altas concentrações, estimulam a transferência de cálcio para os adipócitos, o que leva ao aumento da formação de gordura e redução da quebra da mesma. Logo, a supressão dos hormônios calcitrópicos, mediada pelo cálcio da dieta, pode ajudar a reduzir a deposição de gordura nas células adiposas.

Avanços nos processos tecnológicos, incluindo ultrafiltração, microfiltração, osmose reversa, dentre outros, têm resultado no desenvolvimento de diferentes “wheys”. Os três principais tipos de whey protein disponíveis no mercado são: concentrada, isolada e hidrolisada. A whey concentrada possui concentração de proteínas entre 25 e 89%. Nesses produtos há remoção de constituintes não protéicos, além do que, ao aumentar o teor de proteínas, há redução de lactose. A whey isolada contem entre 90 e 95% de proteína, com gordura e lactose em mínima ou nenhuma proporção; e a proteína hidrolisada do soro, composta da fração isolada e concentrada, que é quebrada em peptídeos de alto valor nutricional e apresenta boa digestibilidade e baixo potencial alergênico.

Há poucos estudos comparando o nível de absorção e outras vantagens que possivelmente existem entre a whey protein isolada e a hidrolisada. No entanto, dentre os já realizados, fica claro que a WPH possui alguns benefícios sobre a WPI, sendo, portanto mais recomendado o seu uso. Porém, os outros tipos de proteínas do soro do leite (concentrada e isolada) não deixam de constituírem-se em suplementos de qualidade e com boa eficácia em relação ao que se propõe, podendo ser também utilizados.

 

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