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Suplementação com Citrulina-Malato: Vasodilatação e Energia

Hoje no mundo do esporte a procura por suplementos ergogênicos cresce a cada dia. Os estudos avançam de forma veloz a fim de estabelecer melhoras significativas para o atleta ou praticante de atividade física. No meio desses estudos surge mais um efetor ergogênico, a citrulina-malato.

citrulina_malatoCitrulina-malato é a junção do aminoácido ureogênico citrulina mais o malato (intermediário do ciclo de formação de energia, o (TCA) ciclo do ácido tricarboxílico). Esse composto é bastante usado em casos clínicos de astenia (fraqueza orgânica, cansaço durante o dia ou ao acordar) e no meio esportivo para melhora de performance.

Estudos mostram bons resultados na suplementação de citrulina-malato para casos de astenia nas dosagens de 1g três vezes ao dia. No esporte essas doses já são bem mais elevadas, doses de 4-10g uma hora antes do treino são indicadas para efeito ergogênico.

Em várias modalidades esportivas um dos principais limitadores da fadiga é o acúmulo de lactato e amônia que vão levar a um bloqueio dos processos de geração energética. Um dos efeitos que melhoram o desempenho com a suplementação é a carga extra de citrulina que vai acelerar o TCA gerando fumarato (outro intermediário do ciclo), e uma depuração mais rápida da amônia. O malato participa tanto do ciclo de geração energética quanto limitando o acúmulo de lactato.

Outro fator importante é a formação de NO (óxido nítrico), gás responsável por várias funções fisiológicas, dentre elas, vasodilatação, maior captação de glicose pela musculatura e oxidação de ácidos graxos, mitocondriogênese, reparação muscular, ativação de células satélites e liberação de fatores miotróficos que vão gerar hipertrofia.

A formação de NO depende da arginina que vai ser mediada pela enzima NOS (óxido nítrico sintetase) formando óxido nítrico e citrulina. Então porque não suplementar arginina em vez de citrulina para uma boa vasodilatação? Quando ocorre a suplementação de arginina ela é requerida por muitos processos bioquímicos podendo não ser bem aproveitada para dilatação dos vasos. Já a citrulina vai formar a arginina durante o Ciclo da Uréia, e como indicam vários estudos, sua suplementação é mais eficaz para níveis crescentes de arginina endógena.

Pesquisadores realizaram um estudo que mostrou que a suplementação com 8g de citrulina-malato foi capaz de aumentar em 52% as repetições no exercício de supino em comparação com as pessoas que não suplementaram, além de reduzir as dores musculares após exercício de 24 a 48h após exercício em 40%. Em outro estudo foi utilizado a suplementação em doses de 6g/dia de citrulina-malato em pessoas submetidas ao exercício de flexão de dedos e foi visto que eles tiveram um aumento de 34% na produção de energia (ATP) e 20% na recuperação de fosfocreatina depois do exercício, ocorrendo uma redução significativa na sensação de fadiga.

Existem muitos estudos que apontam a citrulina-malato como um bom agente ergogênico, e para potencializar esses efeitos é necessário um acompanhamento com um nutricionista.

 

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