Sem categoria

Carnitina e Estresse Oxidativo

l-carnitinaEm virtude do padrão de beleza estabelecido pela sociedade, diversos suplementos têm surgido com um propósito de redução de gordura, com consequente emagrecimento. Um bem conhecido do público é a L-Carnitina, a qual se atribui a função de participar da transferência de ácidos graxos do citosol para a mitocôndria, favorecendo assim a oxidação da gordura. Porém, os estudos ainda não demonstram claramente o seu papel no emagrecimento.

Entretanto, a carnitina pode ser usada para outras funções. Uma função que vem sendo muito discutida é a antioxidante. Em diversas doenças como síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), doenças renais e doenças cardíacas, há uma grande produção de espécies reativas de oxigênio (ERO). Essas espécies em excesso causam danos ao organismo como alteração de lipídios, proteínas e do próprio material genético, prejudicando o funcionamento dessas moléculas. Por isso, a suplementação de carnitina nessas doenças tem sido empregada, sendo observados bons resultados, não só em relação à redução de ERO, como também de outros parâmetros, como melhora do consumo máximo de oxigênio em indivíduos portadores de doença arterial periférica.

Tem-se utilizado muito a suplementação de carnitina com colina com o propósito de melhorar a atividade mitocondrial. Toda essa preocupação deve-se a uma grande produção de ERO pela mitocôndria quando sua atividade está aumentada. A prevenção ou redução do estresse oxidativo também consiste em uma alternativa para a proteção hepática, pois estas espécies reativas de oxigênio estão envolvidas em danos ao fígado. Um recente estudo in vitro feito por Li e colaboradores (2012), demonstrou um efeito hepatoprotetor da carnitina, reduzindo a peroxidação lipídica. Outros mecanismos associados a esse efeito são: remoção de ERO e aumento da atividade de enzimas antioxidantes, como a superóxido dismutase e a catalase.

Assim, apesar de ser muito utilizada para o emagrecimento, diversas funções da carnitina estão sendo descobertas ao longo do tempo. Ao que tudo indica esse composto possui um papel promissor e tem uma aplicabilidade clínica muito vasta.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br     .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.