Sem categoria

Β-alanina: Novas descobertas…

beta-alaninaA fadiga muscular comprovadamente afeta o desempenho físico em atividades de alta intensidade, pois nessas há um acúmulo de íons H+, deixando o meio intramuscular ácido. Logo, estratégias que melhorem a capacidade de tamponamento são consideravelmente ergogênicas.

A carnosina (β-alanina-L-histidina) é um dipeptídeo que atua como um tampão intracelular que apresenta grande contribuição para a capacidade tamponante da fibra muscular. A síntese endógena de carnosina, realizada a partir dos aminoácidos histidina e  β-alanina, é limitada pela disponibilidade de  β-alanina. Portanto, a suplementação de β-alanina promove  aumento da carnosina intramuscular e contribui para o desempenho em atividades de alta  intensidade, especialmente naquelas limitadas pela acidose intramuscular.

Estudos recentes vêm sendo desenvolvidos acerca da suplementação com β-alanina, comprovando outros efeitos benéficos da carnosina no organismo. Além de retardar a fadiga muscular, esse dipeptídeo tem demonstrado potencial ação sobre os nervos simpático e parassimpático que inervam as glândulas supra-renais, fígado, rim, estômago, pâncreas e tecido adiposo branco e marrom, fazendo assim com que ocorram alterações na pressão sanguínea, glicemia, apetite, lipólise e termogênese (através da ativação da proteínas desacopladoras –UCPs).

A carnosina parece influenciar no controle glicêmico (hipoglicemiante), na pressão arterial (hipotensor) e atividade lipolítica através da regulação de nervos autonômicos e com o envolvimento do sistema nervoso simpático e histamina.

Esses estudos recentes foram realizados em animais. Mas estes deixam claro que há muito a ser descoberto acerca dos benefícios dessa suplementação. Se você já é simpatizante e/ou usuário da β-alanina. Imagina só agora?

Mas não esqueça, a consulta prévia com um nutricionista torna-se essencial para saber a real necessidade ou não da suplementação com β-alanina.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br     .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.