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Água de Coco e Hidratação

agua_de_cocoDurante a prática de exercício físico, 100% da energia é transformada em energia térmica, inclusive a energia mecânica. Dessa maneira, ocorre a elevação da temperatura do organismo, que deve ser dissipada. Isso é feito através de alguns mecanismos termorregulatórios, sendo o suor o mais eficaz.

Com o aumento da temperatura central, o hipotálamo manda um sinal para os vasos sanguíneos se dilatarem, desviando assim o fluxo sanguíneo para a pele. Concomitantemente, as glândulas sudoríparas aumentam a sua taxa de produção de suor. Essa elevada taxa de sudorese proporciona uma perda de água e também de eletrólitos, que devem ser repostos de forma adequada. A hipohidratação afeta a força muscular, aumenta o risco de cãibras e hipertermia, assim como provoca uma hipovolemia. Essa redução do volume plasmático faz com que o fluxo sanguíneo periférico e a transpiração diminuam, prejudicando todo o mecanismo de termorregulação. Quando há uma redução entre 4 a 5% da massa corporal proveniente da hipohidratação, torna-se visível a queda de desempenho.

Além de uma adequada hidratação para manter toda a termorregulação, o bom funcionamento do sistema cardiovascular e o desempenho, deve-se também atentar para a reposição de eletrólitos. Essa perda de eletrólitos ocorre principalmente em exercícios de longa duração e em ambientes muito quentes e úmidos. Geralmente essa reposição é feita através dos repositores hidroglicoeletrolíticos, que é composto por água, carboidratos e eletrólitos (sódio, potássio, cloro etc.). Entretanto, alguns atletas não gostam ou não conseguem se adaptar a esses suplementos, devido principalmente a sua palatabilidade.

Uma alternativa para esses atletas é a ingestão de água de coco. Esta é uma bebida nutritiva, que possui uma densidade semelhante à do plasma, é composta por açúcares, vitaminas do complexo B e alguns eletrólitos, sendo o potássio o principal. O teor de sódio é muito inferior em relação ao potássio, sendo essa concentração um pouco maior na água de coco industrializada. Dessa forma, esse líquido pode ser usado para a reidratação, mas não para repor o sódio perdido através do suor.

Um estudo feito por Kalman e colaboradores (2012) teve como objetivo avaliar os efeitos da água, água de coco e uma bebida esportiva contendo carboidratos e eletrólitos sobre o estado de hidratação e o desempenho físico em homens treinados. Os indivíduos realizaram uma corrida na esteira por 60 minutos e logo em seguida ingeriram as bebidas, realizando outro exercício após três horas. Os resultados mostraram que todas as bebidas testadas são capazes de promover a reidratação e apoiar o exercício subsequente.

Dessa forma, a água de coco pode ser utilizada para a reidratação. Entretanto, a depender do tipo de exercício, os repositores hidroglicoeletrolíticos constituem uma melhor opção. A individualidade deve ser sempre respeitada para que ocorra uma melhora do desempenho.

 

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