Sem categoria

Suplementos no combate a osteoporose: previna-se desde já!

osteoporoseA osteoporose é a doença óssea metabólica mais frequente, sendo caracterizada pela redução da massa óssea – ocasionada por um desequilíbrio entre as células que produzem a substância óssea e as que destroem essa substância, ou seja, pelas células naturalmente envolvidas no processo de remodelação óssea – o que torna os ossos mais porosos e consequentemente aumenta de forma importante o risco de fraturas. Além disso, a osteoporose acentua o encolhimento das vértebras, causando redução da estatura, e geralmente causa dores nos ossos. Essa doença possui uma maior prevalência em mulheres do que em homens, devido principalmente a queda acentuada de estrogênio após a menopausa. A redução desse hormônio leva a uma menor absorção de cálcio pelos ossos, reduzindo a sua densidade mineral e tornando-o mais frágil.

A redução da densidade mineral óssea (DMO) geralmente ocorre de maneira natural durante o envelhecimento e raramente apresenta sintomas. Portanto, a melhor alternativa para reduzir as chances de desenvolver a osteoporose é fazer uma adequada prevenção enquanto ainda somos jovens! As principais medidas preventivas se relacionam a alterações na dieta e estilo de vida, e com certeza irão trazer diversos benefícios a sua saúde, além de aumentar a densidade mineral óssea. Na dieta devemos nos atentar para uma adequada ingestão de proteínas, cálcio e vitamina D – como esta última é mais dificilmente conseguida pelos alimentos, o ideal é a exposição ao sol de maneira periódica sem o uso de protetor solar. Mas ATENÇÃO: nada de ficar “tostando” sob o sol de meio dia com desculpa de fabricar vitamina D, hein? A simples exposição dos braços e/ou pernas em uma caminhada de 15 minutos pela manhã, rotineiramente, já é o suficiente para fabricarmos a vitamina. A atividade física também tem papel fundamental na melhora da DMO, principalmente exercícios que envolvem levantamento de pesos, como a musculação.

E como algum suplemento nutricional poderia auxiliar na prevenção dessa doença tão comum? Tenho certeza que ao lerem o parágrafo anterior e juntarem as palavras “proteína + cálcio + musculação” muitos já pensaram em um suplemento: whey protein. Sim! Whey protein comprovadamente possui efeitos benéficos na prevenção da osteoporose.  Diversos estudos mostram que a suplementação diária com whey promove o aumento da formação e redução da reabsorção óssea, mantendo um adequado balanço da remodelação óssea. Além disso, pelos conhecidos efeitos no aumento da massa magra, o uso do whey protein após o treino também contribui de uma outra maneira para a proteção dos ossos. Ao aumentar a massa magra estamos aumentando uma barreira que se constitui em uma proteção mecânica aos nossos ossos. Por isso, aumentar a composição de massa magra é de extrema importância, ainda mais pelo fato de que com o avançar da idade naturalmente desenvolvemos o processo de sarcopenia (perda degenerativa de massa e força no músculo com o envelhecimento).

Logo, para alcançarmos uma velhice saudável, com menores riscos de fraturas e menor perda de massa muscular, vamos começar desde já a seguir uma dieta balanceada, rica em cálcio e proteínas, e fazer exercícios físicos periodicamente. O consumo de whey protein associado ao treino ou em outros momentos do dia lhe auxiliará não apenas a garantir um corpo definido, mas também a se prevenir contra essa doença tão temida pelos idosos e tão negligenciada durante a juventude. Para garantir um aporte adequado de todos os nutrientes citados, procure um nutricionista, e siga as orientações de um profissional de educação física para o desenvolvimento de uma atividade física segura.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br     .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

2 comentário

Marilene madeira 19 de junho de 2018 at 10:36

Posso substituir osteotec por wey protein? Pois tenho osteopenia

Responder
Lara Cerqueira 22 de junho de 2018 at 11:18

Olá, Marilene.
Se o Osteotec foi prescrito por médico, não é adequado substituir por nenhum produto sem a concessão do profissional. Ainda, Whey protein é considerado uma estratégia preventiva e/ou auxiliar no tratamento, não pode substituir um medicamento neste último caso.

Estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.