Sem categoria

Rhodiola Rosea

RhodiolaRoseaO “mundo” dos suplementos é muito dinâmico e diversos produtos novos tem sido formulados com o intuito de melhorar o desempenho do atleta ou desportista. Ultimamente, os fitoterápicos estão sendo muito utilizados, principalmente nos famosos pré-treinos e termogênicos. Dentre esses, está a Rhodiola Rosea.

A Rhodiola Rosea tem mostrado um grande número de efeitos benéficos como: estimulação do sistema nervoso central, aprimoramento do desempenho físico, supressão da fadiga central e propriedades cardioprotetoras. O seu princípio ativo é a rosavina, que estimula a secreção de endorfinas, sendo assim muito utilizado como um antidepressivo. A proteção cardiorrespiratória e atividade do sistema nervoso central têm sido atribuídas também a sua capacidade de influenciar níveis e atividade de monoaminas e peptídeos opióides, tais como beta-endorfinas.

Esse fitoterápico foi classificado como um adaptógeno, ou seja, possui a propriedade de aumentar o poder de resistência do organismo contra múltiplas agressões, incluindo agentes físicos, químicos ou biológicos, tendo também uma influência na normalização do organismo após a mudança causada pelo estressor. No esporte, essa resposta será interessante, pois com o aumento da resistência, o atleta sentirá muito menos o seu desgaste e consequentemente se adaptará mais facilmente ao novo treino.

Em relação a sua administração, alguns estudos duplo-cegos mostram que a dose do extrato de Rhodiola Rosea variou de 100-170 mg por dia, com o conteúdo de rosavina entre 3,6 e 6,14 mg, sendo esse intervalo prudente para uma administração crônica. Já para uma única dose, a sugestão é que seja três vezes maior que a crônica. Doses acima de 1,5g do extrato de Rhodiola podem causar irritabilidade e insônia por alguns dias.

Assim, a Rhodiola Rosea pode ser usada no esporte com o intuito de reduzir a percepção subjetiva do esforço e melhorar a adaptação ao treino. Contudo, a sua suplementação deve ser acompanhada de perto por um nutricionista para a obtenção de melhores resultados.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br     .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.