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Os benefícios das barrinhas de proteína

Barras_de_proteinasAs barras de proteína são produtos voltados para o aumento do aporte proteico diário de um indivíduo, e assim como as barras de cereais, já são popularmente conhecidas, possuindo uma grande variedade de marcas fabricantes no mercado. Como o próprio nome já diz, essas barras contém altos teores de proteína completa e de fácil absorção – geralmente a principal fonte é a whey protein, mas geralmente contém ainda albumina, proteína isolada da soja, e por vezes, caseína e colágeno hidrolisado. A depender do tipo de barra, o teor proteico pode variar de 10 a 16 gramas – aquelas mais simples – até 25 a 32 gramas – aquelas classificadas como substitutas de refeição.

As barras proteicas são consideradas suplementos alimentares interessantes para complementar a alimentação diária, principalmente naqueles indivíduos que precisam de um maior aporte proteico ao longo do dia (como os praticantes de atividade física que buscam emagrecimento ou hipertrofia muscular). Esses produtos são uma boa opção para compor os pequenos lanches entre as principais refeições, ou podem também serem utilizados para complementar uma refeição que por ventura contenha quantidades insuficientes de nutrientes – principalmente, proteína. Como dito anteriormente, existem aquelas barras que possuem um alto teor calórico e proteico, e por isso são classificadas como substitutos de refeição. Apesar de poderem ser utilizadas com essa finalidade, é importante lembrar que um prato contendo uma refeição balanceada será sempre mais vantajoso, por poder ofertar um maior teor de fibras, carboidratos de maior qualidade (como os cereais integrais) e micronutrientes, além de conter muito menos, ou mesmo nenhum, aditivo químico.

Na ausência da whey protein para ser utilizada após o exercício, as barras de proteína se constituem um bom lanche pós-treino, pois possuem em sua maioria uma boa relação proteína:carboidrato – nutrientes imprescindíveis para a recuperação e hipertrofia muscular, além da reposição energética. A grande diferença entre utilizar a mistura da whey associado a um carboidrato de alto índice glicêmico, como a dextrose, e utilizar a barra de proteína após o treino é que esta última possui um teor maior de gorduras e, ocasionalmente, fibras, o que retarda o seu tempo de absorção. No entanto, as barras possuem a grande vantagem de serem de fácil transporte e consumo, sendo consideradas uma opção muitas vezes mais prática do que os shakes proteicos.

Esse tipo de suplemento alimentar pode promover ainda outros benefícios que não estão relacionados diretamente ao ganho de massa muscular. A utilização de produtos com alto teor proteico nos lanches pode, comprovadamente, aumentar a saciedade, auxiliando a reduzir a ingestão de alimentos na próxima refeição. As barras de proteína podem, portanto, serem utilizadas também no controle do peso corporal, tanto pelo auxílio na redução da ingestão alimentar quanto pela ajuda na preservação de massa magra.

Para saber quais as melhores barras que atendem a sua necessidade específica e qual o melhor momento para a sua utilização procure um profissional da nutrição e fique atento aos rótulos!

 

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