Termogênico sem atividade física: emagrece?

termogenicosA obesidade é uma realidade para um número cada vez maior de pessoas no mundo. Devido aos inúmeros fatores de risco associados a essa condição, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus do tipo 2, hiperlipidemia, diversos tipos de cânceres (incluindo endométrio, ovário e mama), aterosclerose, dentre outros, encontrar tratamentos efetivos que auxiliem na redução do peso é imperativo.

Apesar de a obesidade ser uma condição multifatorial, que envolve a genética, o psicológico e o comportamento humano, persiste bem definido como um dos principais fatores causais o princípio termodinâmico, onde há uma maior ingestão de calorias em relação ao seu gasto. Esse desequilíbrio pode ser causado por uma ingestão de calorias muito alta, acima do que o nosso corpo precisa, ou até mesmo devido a uma ingestão normal associada a um gasto energético abaixo do normal, gerando um acúmulo de energia sob a forma de gordura.

Dentro do quadro atual de alta prevalência de obesidade, substâncias que aumentam o gasto energético ou que previnam o seu declínio durante um programa de emagrecimento estão sendo bastante procuradas. Os termogênicos, dentre todos os suplementos alimentares voltados para o emagrecimento, provavelmente são os mais procurados com essa finalidade. Esses suplementos contêm substâncias que aumentam o gasto energético, e a mobilização e oxidação de gorduras, como a cafeína, sinefrina, capsaicina, chá verde, etc. Além disso, alguns podem conter ainda inibidores de apetite e ervas diuréticas.

A perda de peso geralmente não é uma tarefa fácil e exige muito esforço, com direito a horas gastas na academia e abandono temporário aos restaurantes favoritos. Toda essa dedicação é necessária para fazer as pazes com a balança, assim como para manter um resultado satisfatório a longo prazo; e os termogênicos podem ser poderosos aliados no alcance deste objetivo. Apesar de todos sabermos isso, com certeza a seguinte pergunta já passou pela cabeça dos que almejam os quilos a menos: “e se eu tomar termogênico sem fazer atividade física? Será que vou emagrecer?”.

Bem provavelmente não, e sem dúvida não o quanto você poderia emagrecer se aliasse o suplemento ao exercício. A resposta a essa pergunta não pode ser um sonoro NÃO, por um simples motivo. Os estudos mostram que as substâncias termogênicas, a exemplo da cafeína (presente em quase 100% dos termogênicos), aumentam intensamente a mobilização de lipídeos (quebra da gordura), no entanto, em repouso, apenas uma pequena parcela destes são oxidados (ou seja, utilizados de fato para gerar energia). Logo, tomar este suplemento sem praticar atividade física significa, em sua maior parte, aumentar a quebra e reesterificação de triglicerídeos, ou em outras palavras, aumentar a quebra de gordura e promover novamente a sua formação e estoque.

Então, parece não valer a pena confiar a perda de peso em um pequeno aumento na oxidação de gordura provocada pelo uso de termogênicos em repouso. Não tem para onde fugir, pessoal! “Milagres em cápsula” não existem, e a maneira mais eficiente para reduzir o peso continua sendo a prática regular de atividade física associada a bons hábitos alimentares.

Os suplementos alimentares devem ser usados apenas para otimizar esse processo – e os termogênicos cumprem bem esse papel ao aumentar a mobilização de lipídeos, pois dessa maneira o nosso corpo consegue mais facilmente utilizá-los como fonte de energia com o aumento do gasto energético através do exercício. Para maiores orientações e uma prescrição nutricional personalizada, procure um nutricionista.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br     .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

138 pensamentos em “Termogênico sem atividade física: emagrece?”