Sem categoria

Natação: como a nutrição pode ajudar?

natacaoA natação é o esporte aquático mais famoso do mundo. Antigamente, as provas eram realizadas em rios e lagos, porém, atualmente elas acontecem em piscinas de comprimento padrão. Hoje, 30 países competem por medalhas através desse esporte.

A natação é um esporte que requer um gasto energético bastante elevado. A resistência oferecida pela água demanda um esforço muito grande do atleta. Alguns autores fazem uma comparação entre a diferença do gasto energético para percorrer uma mesma distância correndo ou nadando e afirmam que a demanda energética é quatro vezes maior nadando do que quando correndo. Além disso, a temperatura em que a água se encontra também pode promover um maior gasto energético, visto que, o atleta, precisa se adaptar ao ambiente aquático em que estará inserido. Nesse caso, a hidratação do atleta também é muito importante, já que é através do suor que vai ser regulada essa temperatura corporal.

A distribuição de gordura corporal também pode interferir no rendimento de um nadador. Observa-se que nadadores tem percentual de gordura corporal um pouco maior do que corredores, isso pode ser explicado porque a gordura pode favorecer maior flutuabilidade durante as provas. É isso mesmo, a gordura pode ajudar por conta de sua densidade menor do que a da água, mas para isso, é necessário que esse tecido adiposo esteja em quantidade adequada e distribuído em lugares estratégicos. Por conta disso, observa-se que mulheres tem mais facilidade de se adaptar a natação, pois, possuem percentual de gordura corporal mais elevado em relação aos homens.

Sabendo disso, como a alimentação pode interferir na performance de nadadores? A alimentação vai afetar de forma direta o rendimento desses atletas, começando pela composição corporal. Para ter uma composição corporal que seja favorável ao desempenho da natação é necessário um controle da ingestão alimentar. Além disso, em períodos de treinamento é imprescindível que se tenha uma ingestão alimentar adequada para que não haja perda de massa muscular. A quantidade de carboidratos que deve ser oferecida para um nadador é muito importante para manter os estoques de glicogênio muscular e evitar o catabolismo protéico.

Como as necessidades energéticas são aumentadas, muitas vezes deve-se lançar mão de suplementos alimentares para a elaboração de melhores planos nutricionais, pois alguns dos componentes essenciais para o funcionamento ótimo do metabolismo energético celular podem não ser adequadamente supridos com a alimentação, apenas. Por isso, houve uma condução ao desenvolvimento de uma variedade de suplementos nutricionais, tais como os complexos vitamínicos, minerais, proteínas entre outros, para proporcionar um melhor funcionamento do metabolismo.

Além disso, o exercício físico de longa duração, como a natação, é caracterizado por um aumento na captação e consumo de oxigênio e indução de eventos estressores, como por exemplo, a formação dos famosos radicais livres. Essas moléculas podem reagir com algumas estruturas em nosso organismo e causar lesões em tecidos. Aliado a isso, a atividade intensa também pode diminuir a proteção do organismo contra esses radicais com a redução da expressão de enzimas chaves do metabolismo antioxidante como a superóxido dismutase. Sendo assim, fica mais fácil a ação dos radicais livres em produzirem essas lesões. Para proteger o organismo, nesses momentos faz-se necessário um maior aporte de substâncias antioxidantes através da alimentação.

Portanto, a nutrição pode sim intervir na melhora da performance de nadadores, além de reduzir os riscos associados a prática de atividades intensas. Procure orientação de um nutricionista e melhore seu desempenho.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br     .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.