Sem categoria

Whey Protein e Acne

acneA acne é uma afecção crônica, específica dos folículos pilossebáceos, que pode ser inflamatória ou não. Geralmente essa dermatose surge na puberdade, tendo uma prevalência muito grande em adolescentes. Os principais fatores responsáveis por desencadear a acne são: produção excessiva de sebo, hiperqueratinização folicular, colonização do folículo (principalmente pela bactéria Propionibacterium acnes) e inflamação.

Os hormônios androgênicos favorecem muito o desenvolvimento da glândula sebácea. Outros hormônios como os glicocorticoides, insulina e hormônio do crescimento (GH) também contribuem para esse processo. A hereditariedade, estresse emocional, exposição a determinados químicos industriais, pressão ou fricção excessiva da pele, utilização de esteroides anabolizantes e alimentação são outros fatores predisponentes à acne.

Cada vez mais se discute sobre o papel da alimentação no desencadeamento da acne. As dietas pró-inflamatórias, hiperlipídicas, de alto índice glicêmico, o consumo de leite, e a hiperpermeabilidade intestinal são as principais causas relacionadas. Diversos estudos vêm mostrando que dietas de alto índice glicêmico agravam esse quadro, e que dietas de baixo índice glicêmico auxiliam na redução ou controle da acne. A hiperinsulinemia provocada pelos alimentos de alto índice glicêmico estimula o fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1 (IGF-I), que inibe a produção hepática da globulina transportadora dos hormônios sexuais, aumentando assim a concentração dos andrógenos no organismo.

O consumo de leite está relacionado diretamente ao aumento dos níveis de IGF-I. Em relação a suas frações, as proteínas do soro do leite (whey protein) provocam uma resposta à insulina muito grande, com consequente ativação do IGF-I, assim como a caseína favorece a ação desse último. Dessa forma, a utilização de suplementos a base de proteínas do leite pode favorecer o desenvolvimento da acne. Geralmente, os consumidores de whey protein que buscam hipertrofia muscular, ingerem essa proteína com a dextrose, um carboidrato de alto índice glicêmico. Esse pensamento está correto, pois esta associação eleva a síntese proteica através da ativação da proteína alvo da rapamicina em mamíferos (mTOR). Porém, a hiperinsulinemia provocada por essa suplementação pode contribuir para o desenvolvimento da acne.

Assim, a ingestão de whey protein pode estimular o desenvolvimento da acne. Porém, esse fator não deve ser avaliado isoladamente e outros aspectos também devem ser investigados no indivíduo, a exemplo de alterações na produção de andrógenos, deficiência de nutrientes e alta ingestão de alimentos inflamatórios.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br     .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.