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Saciedade e emagrecimento

A obesidade é um problema de saúde que acomete uma grande parte da população mundial e promove diversos transtornos a vida do individuo. Além de complicações na saúde como diabetes, problemas cardiovasculares e hipertensão, a obesidade prejudica ainda a vida psicossocial de quem sofre desse transtorno.

SaciedadeDiversas substâncias, suplementos alimentares, medicamentos e até mesmo intervenções cirúrgicas são utilizadas para auxiliar a redução de peso. Porém poucas dessas intervenções apresentam um resultado positivo em longo prazo se não forem associadas a mudanças dos hábitos alimentares. A mudança no habito alimentar sozinha, na maioria das vezes, é o suficiente para promover uma redução no peso, sendo considerada uma arma forte no combate a obesidade.

A mudança nos hábitos alimentares consiste em alterar o consumo alimentar diminuindo a ingestão de alimentos não saudáveis e aumentando o consumo de alimentos saudáveis, com possível diminuição do consumo alimentar. A alta ingestão alimentar proporciona um balanço energético positivo, ou seja, você gasta menos caloria do que consome armazenando o excesso em forma de gordura.

O controle da saciedade pode ser alcançado através da alimentação. Uma alimentação rica em fibras pode promover redução no consumo de energia, por meio do aumento da saciedade e diminuição da fome, em comparação com uma alimentação pobre em fibras.

Um dos motivos pelo qual a fibra promove saciedade é bastante conhecido. Os alimentos fontes de fibras necessitam de um tempo maior de mastigação. Essa mastigação prolongada promove aumento na produção de suco gástrico que, juntamente com a saliva e o alimento, provocará uma elevação do volume do conteúdo estomacal, aumentando a sensação de saciedade.

Outro possível mecanismo para ação das fibras na saciedade é devido sua capacidade de formação de géis. Estes forram a parede do estômago retardando o esvaziamento gástrico aumentando, assim, a sensação de saciedade. Com o retardo do esvaziamento gástrico, a digestão se torna mais demorada diminuindo a absorção de nutrientes como gordura e glicose, atrasando assim o aparecimento da fome.

A fermentação das fibras pelas bactérias intestinais também pode exercer efeito sobre a saciedade. A fermentação de fibras solúveis, como os frutooligossacarideos e inulina, estimula a liberação de um hormônio intestinal sacietógeno conhecido como GLP-1. Este hormônio é um peptídeo secretado pelas células intestinais em resposta à ingestão de nutrientes. A secreção de GLP-1 estimula a liberação de insulina, reduzindo a mobilidade gastrintestinal, o apetite e a ingestão alimentar.

Para emagrecer com saúde aumente o consumo de alimentos ricos em fibras como aveia, quinoa, arroz e pão integral, linhaça, laranja, maçã, manga ameixa, (sempre com casca e bagaço), couve, repolho, agrião e berinjela, feijão, lentilha, soja, ervilha e grão-de-bico.

Para garantir a melhor estratégia de emagrecimento e melhoria nos hábitos alimentares procure um profissional nutricionista!

 

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