Sem categoria

Bloqueadores de gordura: suplementos eficazes na perda de peso?

quitosanaOs suplementos alimentares conhecidos como bloqueadores de gordura são compostos em sua maioria por quitosana, e podem conter também outras fibras associadas como o psyllium, farelo de aveia e fibra de laranja. A quitosana é uma fibra de origem animal obtida a partir da quitina – material proveniente principalmente de carapaças de crustáceos.

In vitro, já foi provado que a quitosana pode ligar-se a uma variedade de ânions (moléculas com carga negativa), como ácidos biliares e ácidos graxos livres em soluções com pH reduzido (como é o caso do meio estomacal) através das ligações iônicas resultantes dos grupos amínicos livres presentes em sua estrutura. Logo, no estômago a quitosana reage com o ácido clorídrico e se liga as gorduras ingeridas através da dieta. No intestino, em contato com o pH básico, a quitosana solidifica formando um envoltório sobre a gordura e impedindo a ação das enzimas que digerem a gordura – as lípases. Dessa maneira, toda a gordura que não for digerida será eliminada e, portanto, não será absorvida.

Todo esse mecanismo de ação é bem documento em estudos in vitro, e em modelos animais. Em várias dessas pesquisas viu-se que 1 grama de quitosana teria o poder de capturar e eliminar aproximadamente 4 a 5 gramas de gordura, sendo que alguns autores falam em até 8 gramas de gordura. Porém, na maioria dos estudos experimentais com humanos, a suplementação com quitosana não tem mostrado promover um aumento significativo da excreção de gordura nas fezes. Logo, a utilização de quitosana como única ferramenta para atingir uma perda de peso considerável não parece ser muito válida. Além disso, quando a quitosana é utilizada como suplemento alimentar por longos períodos de tempo ela pode atuar no bloqueio da absorção de cálcio e vitaminas lipossolúveis, podendo acarretar disfunções ósseas e deficiências vitamínicas que podem levar ao surgimento de outros efeitos adversos.

Isso apenas relembra aquilo que todos já sabem, mas que as vezes custam a acreditar: não existe pílula mágica para perder aqueles quilinhos tão indesejados! Reeducação alimentar e exercícios físicos diários são a chave para conseguir um corpo bonito e saudável. Não existe comprovação na literatura científica de perda de peso com apenas a utilização da quitosana como estratégia de emagrecimento. Os bloqueadores de gordura podem sim ser utilizados como uma ferramenta auxiliar, para aqueles que almejam uma redução do peso, em refeições específicas (não diariamente!) – como naqueles almoços de domingo em que resolvemos “fugir” da dieta – já que os estudos mostram um pequeno aumento da excreção de gorduras nas fezes com o uso da quitosana. Mas esse uso deve ser inserido dentro do contexto de um programa de emagrecimento eficaz, que deve incluir uma dieta hipocalórica individualizada e atividade física regular.

Para saber quais os suplementos que melhor podem lhe auxiliar na busca pelo peso ideal, procure um nutricionista.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br     .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.