Como usar um hipercalórico?

hipercaloricoOs suplementos energéticos, também conhecidos como hipercalóricos, concentram doses elevadas de nutrientes em pequenas porções. Um hipercalórico, como o próprio nome sugere, promove um aumento do aporte calórico diário. Eles são ideais para aquelas pessoas que almejam o ganho de peso corporal, independente de este aumento ser em relação à massa magra ou gorda.

Constituídos obrigatoriamente por carboidratos (principal constituinte), proteínas e lipídios e opcionalmente por micronutrientes (vitaminas e minerais), os hipercalóricos podem ser utilizados para aumentar “caloricamente” determinadas refeições e são alvo comum daquelas pessoas que fazem atividade física e têm dificuldade em ganhar peso.

Os benefícios provocados pela utilização de suplementos hipercalóricos são basicamente: auxiliar no aumento do peso, no aumento de massa muscular, na melhoria da qualidade da dieta e balanceamento energético da dieta. Como o objetivo principal deste grupo de suplementos é fornecer altos níveis de energia para favorecer o ganho de peso, estes podem ser úteis em indivíduos com desnutrição e baixo peso, por exemplo, além dos indivíduos que associam ou não o consumo de hipercalóricos com atividade física. Lembrando que, o consumo de hipercalórico sem associação com exercício físico, leva a um ganho de peso geral, com massa muscular e tecido adiposo. Mas, quando está associado a um exercício físico específico, o ganho de peso ocorrerá com maior proporção de massa muscular.

Em relação ao momento ideal de uso de um hipercalórico, não há um consenso. No entanto, recomenda-se que este seja utilizado nas refeições que possuam menor valor nutricional, evitando usá-lo como substituto das principais refeições.

Esse tipo de suplemento é comercializado na forma de pó, e como sugestão para consumo, pode ser ingerido com água, ou com leite, ou com frutas na forma de vitaminas e shakes para enriquecer o café-da-manhã, os lanches e o jantar.

Para aqueles indivíduos que praticam atividade física e utilizam um hipercalórico como suplementação exclusiva, um dos momentos que este pode ser utilizado é imediatamente após o treino e ser ingerido com água. Mas, vale a ressalva que a Whey protein, sem dúvidas, seria a melhor opção para esse momento pós-treino imediato.

A ingestão de um hipercalórico com leite aumenta o aporte proteico da refeição, o que é de extrema importância para aumentar a ingestão diária proteica e favorecer assim, o anabolismo muscular.

Ao ser ingerido com frutas, os benefícios podem ser ainda maiores, pois as fibras presentes nesses alimentos levam um tempo para serem digeridas e absorvidas, o que promoveria uma maior saciedade, por mais tempo. Esse é um ponto importante, haja vista que, se tratando dos hipercalóricos, estes geralmente apresentam carboidratos de altos índices glicêmicos e de rápida absorção, os quais proporcionam um menor tempo de saciedade (menor tempo sem sentir fome).

            É fundamental a ressalva de que o valor energético de um hipercalórico ofertado é variável, a depender do fabricante. Essa recomendação deve ser individualizada e devem ser consideradas a dose diária ofertada e a frequência de consumo, conforme necessidades e objetivos individuais.  Por isso, a consulta prévia a um Nutricionista torna-se imprescindível.

 

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