Sem categoria

Beta-Alanina

B-AlaninaA fadiga muscular consiste na perda da capacidade do músculo em contrair ou de manter determinada tensão. As principais causas da fadiga são a inibição de enzimas que participam da transferência de energia, a diminuição da sensibilidade ao cálcio pelo aparato contrátil, a diminuição da liberação ou da recaptação de cálcio ao retículo sarcoplasmático e a depleção de substratos energéticos.

A carnosina (beta-alanil-L-histidina) é um dipeptídeo intracelular citoplasmático encontrado em altas concentrações no músculo esquelético com função principal de promover a manutenção do equilíbrio ácido-base. Dessa forma, estratégias nutricionais capazes de aumentar o conteúdo intracelular de carnosina são potencialmente ergogênicas para as modalidades esportivas cujo desempenho seja limitado pela queda do pH intramuscular.

O músculo esquelético é capaz de sintetizar a carnosina, porém não é capaz de captá-la do meio extracelular, ou de sintetizar os seus precursores sendo a síntese da carnosina dependente de histidina e principalmente a beta-alanina que é um fator limitante.

As evidências da ação tamponante da carnosina são amplamente conhecidas desde os primeiros estudos comparativos entre animais resistentes, e a relação com a quantidade de carnosina muscular mais elevada, além de existir a evidência da diferença em quantidade nos diferentes tipos de fibras musculares como exemplo as fibras musculares tipo II que são mais sujeitas a possíveis acidoses. Estudos recentes demonstram que existe também aumento de carnosina muscular em resposta ao treinamento intenso, sendo assim, uma adaptação que melhora a tolerância a acidose induzida pelo treinamento.

Devido aos efeitos ergogênicos da carnosina, a Beta Alanina torna-se um grande auxiliar para atletas e desportitas.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail      nutricao@sncsalvador.com.br     .

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.