Álcool e bebidas energéticas, uma mistura perigosa.

bebidasenergeticas1O consumo do álcool tem raízes históricas muito antigas e atualmente é considerada a droga com maior consumo entre a população mundial, com destaque para o aumento do seu consumo entre a população jovem.

O álcool tem ação depressora sobre o sistema nervoso central e quando consumido em pequenas quantidades traz uma sensação de bem estar, mas quando existe o aumento do número de doses, os efeitos não se tornam tão agradáveis, podendo prejudicar o tempo de reação do indivíduo e até causar a perda de consciência.

Juntamente com o aumento do seu consumo, se tornou bastante popular a mistura de bebidas alcoólicas com bebidas energéticas, que além de tornar o sabor da bebida mais agradável, deixaria o consumidor da bebida mais alerta, como é insinuado em propagandas das bebidas, principalmente nas comercializadas fora do país. Este efeito é atribuído principalmente à presença de cafeína, que ao contrário do álcool, tem ação estimulante do sistema nervoso central, o que teoricamente iria combater a ação do álcool.

Mas, de acordo com estudos feitos com pessoas que consumiram bebidas alcoólicas com e sem adição de bebidas energéticas, este estado de alerta não foi visto, pois os testes demonstravam que todos os participantes apresentavam uma queda nas respostas e velocidade de raciocínio. Foi visto também que os participantes que ingeriram bebida energética apresentavam menor sensação de embriaguez, devido provavelmente a ação da cafeína que “acelerava” estes indivíduos e causava esta impressão.

E é por estes motivos que esta mistura deve ser usada com cautela, tendo em vista que diminui a percepção de embriaguez do indivíduo mas não atenua os efeitos depressores do álcool, levando a pessoa que esta consumindo a bebida a super estimar a quantidade de álcool que ela suportaria aumentando o risco de todos os problemas que o consumo exagerado do álcool pode trazer, como o maior risco de acidentes com automóveis e coma alcoólico.

 

 

Danilo Danilo Otero faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ele é graduando em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail   nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *