Para que serve a betaína?

betaina

A betaína é uma substancia derivada do aminoácido glicina, e tem sido caracterizado como uma metilamina devido aos seus 3 grupos metil quimicamente reativos. É encontrada em microorganismos, plantas e animais e é um componente importante de muitos alimentos, incluindo o trigo, marisco, espinafre e beterraba.

A função fisiológica da betaína é ser um osmólito orgânico (promove a entrada de água para célula) para proteger células sob estresse e ser uma fonte de grupos metil através transmetilação para uso em muitos processos bioquímicos. Além disto, a betaína também atua como um doador de metil, para sintetizar creatina no músculo esquelético. Outros estudos indicam que a suplementação de betaína pode diminuir as concentrações de homocisteína, e reduzir a inflamação proporcionando uma potencial redução no risco de doença cardiovascular.

Em consideração destes efeitos fisiológicos tem sido a sugerido que a suplementação com betaína têm propriedades ergogênicas (melhorar o desempenho esportivo) apoiando a função cardiovascular ou homeostase térmica durante o exercício no calor, e/ou através do aumento da força e explosão a partir de um aumento concentração de creatina do músculo esquelético. Até recentemente a betaína tem sido usada principalmente como um suplemento alimentar dietético na nutrição animal. Estudos têm demonstrado que suplementação de betaína pode proteger os peixes que se movem das águas de salinidade variável, agindo como um osmólito protetor.

Estudos têm demonstrado que a suplementação de betaína é capaz de melhorar a força e potência e a manutenção destas, proporcionando um suporte ergogênico para atividades de alta intensidade e curta duração.

 

 

Luan Luan Lisboa faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ele é graduando em Nutrição pela UNIME.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail    nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *