Sem categoria

Dieta Detox, você pode precisar dela neste verão!


Dieta DetoxO estilo de vida contemporâneo expõe diariamente às pessoas a ingestão de agentes externos, os xenobióticos, definidos como compostos químicos estranhos ao organismo. Apesar de não serem produzidos endogenamente e nem fazerem parte da dieta, muitas vezes, os xenobióticos são encontrados no sistema biológico humano. Os mesmos podem ser ingeridos na forma de drogas, através da respiração de agentes poluentes e/ou junto à alimentação. 

O organismo tem capacidade de remover essas substâncias estranhas, por meio de um mecanismo de desintoxicação mediado, principalmente, pelas enzimas hepáticas. Porém ao longo da vida, pode ocorrer acúmulo de toxinas e diminuição da capacidade de eliminação corporal. Como consequência o organismo não funciona de forma plena, ocorre aumento do estresse oxidativo e do surgimento de enfermidades.

A dieta destoxificante, ou simplesmente “dieta detox”, como é popularmente chamada, é uma dieta que se propõe a ajudar o organismo a eliminar essas toxinas através das secreções corpóreas naturais, tais como o suor, urina, lágrimas e fezes. Já que o contato com os xenobióticos é quase sempre constante, a adoção esporádica da dieta detox se torna um bom recurso para a melhor qualidade de vida e emagrecimento, devido a forte restrição alimentar.

No cardápio da dieta detox estão proibidas as bebidas alcoólicas, café, glúten e a lactose. O cardápio é rico em frutas e hortaliças com propriedades antioxidantes, chás diuréticos, vitaminas e fibras. Sua adoção pode ser durante dois dias, para recuperação pós-fim de semana, ou durante um mês, caso o indivíduo queira uma destoxificação mais eficiente.

 

 

Fernanda Fernanda Bacha faz parte da equipe de Nutrição da SNC de Salvador. Ela é graduanda em Nutrição pela UFBA.

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato conosco pelo e-mail     nutricao@sncsalvador.com.br

Respeite nosso material intelectual. Sempre que usar nossos textos mencione o nome do autor e do site, por favor.

Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma notícia e/ou promoção.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.